Desemprego: um mal para a nação

Páginas: 3 (530 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
UNIVERSIDADE DE FRANCA















DESEMPREGO: UMA QUESTÃO A NÍVEL MUNDIAL
THIAGO HENRIQUE SANTOS VIANA













TECNOLOGIA EM ANALISE E DESEN. DE SISTEMAS

1ºSEMESTRE










FRANCA
04/2013
DESEMPREGO: Uma questão a nível mundial


Atualmente vários são os problemas causados pelo desemprego, seja por reflexo do constante crescimentotecnológico - causando assim uma crescente nos números apresentados pela Organização Internacional do Trabalho - desencadeado pela falta de profissional qualificado para o preenchimento das vagaspresentes no mercado.
O constante crescimento tecnológico, originado a partir da Revolução Industrial, resultou nas alterações do mercado de trabalho e é considerado um dos principais causadores dodesemprego mundial. Pode-se demonstrar isso com a substituição das pessoas pelas máquinas, que reduziu e reduz drasticamente a mão-de-obra humana, causando assim o aumento no que denominamos desempregoestrutural. Até mesmo em países de terceiro mundo, as empresas estão cada vez mais sofisticadas, e as empresas sendo obrigadas a investir em tecnologia para garantir rapidez e melhoria na qualidade,devido à competitividade do mercado profissional.
Outro fator a destacar é a tendência ao crescimento do índice de desempregados entre os 15 e 24 anos. O alto número de jovens desempregados no mundo éuma constante apontada pela OIT - Organização Internacional do Trabalho – onde, na faixa etária entre 15 a 24 anos, o desemprego chega a 12,6% no mundo – e deve seguir crescendo até 2017, situaçãoconsiderada preocupante pelo fato de que provavelmente a desaceleração da economia mundial faça crescer ainda mais a taxa de desemprego nesta faixa etária, chegando aos 12,9% em 2017.
Há uma vastaquantidade de vagas no mercado de trabalho que não são preenchidas por falta de mão-de-obra qualificada, como profissionais na área técnica, engenharia e tecnológica. Isso ocorre, não pelo fato de não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nação
  • A Nação
  • nação
  • Desemprego
  • Desemprego
  • Desemprego
  • Desemprego
  • O desemprego

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!