Desempregado

Páginas: 16 (3938 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2014


Artigos
Share on Thumblr
29/11/-1 - 20:53
E-mail
Imprimir
Inversores de Freqüência: Para que tantos parâmetros
Para escolher um inversor de freqüência que melhor atenda uma aplicação, quase sempre esquecemos de especificar algum recurso de parametrização do produto que estamos adquirindo.
Para escolher um inversor de freqüência que melhor atenda uma aplicação, quase sempre esquecemosde especificar algum recurso de parametrização do produto que estamos adquirindo. Mas, hoje em dia, diversas funções estão presentes nas ofertas dos fabricantes, e algumas delas podem ser a solução da automação que desejamos realizar, além do que o acionamento do motor deve acontecer com a melhor qualidade possível e, para tal, devemos ajustar os inversores para um desempenho ótimo.


Éessencial que a solução de uma determinada necessidade seja bem entendida e que, com a utilização dos recursos de programação, seja possível traduzir esta necessidade em valores introduzidos no inversor ou, até mesmo, ativar ou não algum recurso. Inicialmente devemos entender os três tipos básicos de parâmetros que temos a nossa disposição:

Parâmetros LISTA

Este tipo de parametrização permiteselecionar vários itens. Geralmente uma série de opções é listada e dependendo de um valor numérico, a escolha é feita de como deve ser o comportamento do inversor. Por exemplo, os tipos de parada que um inversor pode realizar, basicamente são três (inércia, rampa e injeção de CC). Optar por um ou outro é uma questão de somente entrar com um determinado valor oferecido numa lista de valores possíveis.Parâmetros de Bit

Esta modalidade possui bits individuais relacionados a características ou condições. Se o bit for 0, a característica está desligada ou a condição é falsa. Se o bit for 1, a característica está ligada ou a condição é verdadeira. Às vezes, num mesmo parâmetro existem vários bits para serem configurados. Em outros modelos, a programação destes bits é feita por uma série deparâmetros diferentes, mas as opções são somente entrar com os valores 1 ou 0.

Parâmetros Numéricos

Aqui o parâmetro possui um valor numérico único (por exemplo, 0,1 V). São parâmetros onde ajustamos valores de grandezas elétricas, como corrente, velocidade, tensão, tempo, percentuais, ganhos, entre outros.

Outro detalhe que deve ser levado em consideração é a maneira como cada fabricanteimplementa a digitação destes parâmetros, o conforto do display para apresentá-los ao usuário (certamente um display em LCD é muito melhor do que aquele em LED vermelho), a organização em menus e a maneira de acessar um determinado parâmetro são tópicos importantes para avaliarmos um produto, pois na hora da programação nem sempre dispomos de tempo para analisarmos o que estamos programando e orápido acesso a uma rampa de aceleração ou alterar a configuração de uma E/S deve ser prioritário para reduzirmos o tempo de parada.

Em alguns casos os fabricantes dispõem de rotinas ou macros que nos permitem acessar um conjunto básico de itens que são rapidamente programados, permitindo ao usuário dispor do produto sem grande conhecimento, pois o objetivo deve ser a imediata colocação emfuncionamento.


Medição

Os primeiros parâmetros que devemos observar são os de medição. Diversas grandezas elétricas e operacionais podem ser visualizadas nos inversores e quanto mais informações pudermos extrair do produto, mais rápido poderemos avaliar uma parada, um defeito ou readaptá-lo a uma nova condição.

O que é indispensável verificarmos no produto é: corrente do motor, tensão de saída,tensão do barramento CC e a velocidade do motor. A corrente é talvez a medição mais crítica, pois ela determina se algum problema está acontecendo com o motor ou serve como indicação de que o motor está efetivamente rodando (quando não podemos visualizar o acionamento do local onde estamos ajustando o inversor). Resumindo, ela deve acompanhar a velocidade de forma diretamente proporcional para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desempregado?
  • desempregado
  • desempregado
  • desempregado
  • desempregado
  • Desempregado Empreendedor
  • Desempregado? Sorte a sua
  • O brasil desempregado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!