Desempenho do potencial criador das crianças das asemas de cruz alta.

Páginas: 7 (1631 palavras) Publicado: 24 de abril de 2011
DESEMPENHO DO POTENCIAL CRIADOR DAS CRIANÇAS DAS ASEMAS DE CRUZ ALTA.
Heleuza Carrilho Tuka de Almeida[1][1]
Roger Vasconcelos Castro[2][2]
RESUMO
A educação pela arte se transformou significativamente no ano de 2006, em uma alternativa de inclusão social de crianças do Apoio Sócio Educativo em Meio Aberto (ASEMAS) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social deCruz Alta através do Projeto Jovens Artistas no ano de 2006, que propõe valorizar o potencial criativo-artístico da criança e do jovem cruz-altense. O projeto visa contribuir para a ampliação do processo de socialização (integração) das diferentes camadas da população, aumentando a auto-estima dos participantes, além de oferecer a arte como alternativa profissional para o futuro dos sujeitos.A expansão do ensino através do campo artístico, nas diferentes áreas da arte, a qual engloba teatro, música, dança e artes visuais, foi utilizada inclusivamente tendo em vista a necessidade de valorização social do ser humano em toda a sua totalidade.
PALAVRAS-CHAVE: Campo artístico. Expressão. Diferenças.
INTRODUÇÃO
Há uma necessidade intensa em promover ações que incentivem crianças ejovens a desenvolver sua auto-estima e estimular a sua expressão artística. Existe uma obrigação veemente da observância do potencial infantil presente no município , que pode, a partir de ações relacionadas à arte, canalizar seus pensamentos e ações para atividades com vertentes de cunho artístico e cultural.
REILY (1996) considera que a arte, além de fazer parte do dia-a-dia dacriança tem função importante na cultura da sociedade, e acredita que a atividade artística deve ser componente integrante do currículo do ensino, dedicado a todos, independente da identificação de alguma criança com talento para a área em questão.
O papel do professor “é o de selecionar caminhos e desenhar ambientes propícios nos quais crianças e jovens sejam encorajados a desenvolver suashabilidades, ao invés de serem penalizados por seus déficits” comenta ainda REILY (1996,p.293).
Enfocados no texto acima, verifica-se que é interessante ressaltar que a expressão artística é extremamente importante para o ser humano, principalmente para as crianças das ASEMAS e Comunidade Mãe de Cruz Alta, independente da idade, classe social e econômica . É um desafio para o educador, daárea de artes, trabalhar , pesquisar , buscar e encontrar meios para organizar e contribuir para que a produção em relação ao desenho, pintura, música, dança em suas várias modalidades e a encenação teatral, destas crianças seja eficaz e satisfatória para elas mesmas. Assim
De acordo com ALMEIDA (2004,p.17) “O mundo em que vivemos, o mundo que procuramos construir e os estudosespecificamente da área da arte, apresentam necessidades fundamentais para o ensino-aprendizagem” e deve colaborar para a inclusão social, a fim de valorizar a criança que está em constante (re) construção.
Para tal, o projeto Jovens Artistas, propõe valorizar o potencial criativo-artístico da criança e do jovem cruz-altense atendido nos ASEMAS e na Comunidade Mãe, nas áreas de teatro, dança música eartes visuais, contribuindo no processo de socialização (integração) das
diferentes camadas da população, aumentando a auto-estima dos participantes, além de oferecer a arte como alternativa profissional para o futuro dos sujeitos.
 
Observa-se, segundo COEHEN que:
 
“toda a ação educativa precisaria tomar em consideração seriamente a quem vai serdirigida. Isto é, saber a respeito das singularidades sócio-culturais de seus alunos, estar atenta às modalidades de aprendizagem que eles desabrocham na interação com os diferentes objetos culturais, indagar detidamente os conhecimentos prévios e os significados construídos por eles. (2003, p. 31)”.
 
Pensando nas ações educativas referidas acima e para que o referido projeto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • POTENCIAL CRIADOR
  • Cruz Alta
  • Criatividade- potencial criador
  • Analise de desempenho e potencial
  • O AEE das crianças com altas habilidades
  • Crianças com Altas habilidades
  • A competitividade do setor hospitalar de cruz alta
  • Crianças: vítimas em potencial da violência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!