Desempenho acadêmico dos alunos ingressantes no primeiro vestibular da uesc com reserva de vagas

Páginas: 61 (15064 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

FERNANDA BARBOSA DA SILVEIRA

DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS ingressantes NO PRIMEIRO VESTIBULAR DA UESC COM RESERVA DE VAGAS

ILHÉUS-BAHIA
2011
FERNANDA BARBOSA DA SILVEIRA

O SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS NA UESC E
O DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS NO PERÍODO DE 2008.1 A 2009.2

Monografia apresentada para obtenção do título de Bacharel emCiências Econômicas, á Universidade Estadual de Santa Cruz.

Área de concentração: Economia do Bem-Estar Social.

Orientador: Prof. Dr. Marcelo Inácio F.
Ferreira Ferraz.

ILHÉUS-BAHIA
2011
O SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS NA UESC E
O DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS NO PERÍODO DE 2008.1 A 2009.2

RESUMO

O sistema de reserva de vagas foi criado como uma alternativa para tentar reduzir aexclusão social. No Brasil, o sistema de cotas ainda é um tema bastante debatido e gera muitos questionamentos em relação a sua eficiência. Dessa forma, surgiu o interesse de estudar o desempenho acadêmico dos alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC ingressantes em 2008.1 que permaneceram matriculados até 2009.2. Utilizou-se o método de análise descritiva unidimensional das variáveis,para caracterizar a população estudada. A analise do desempenho dos alunos ingressantes na instituição em 2008, primeiro ano de implantação do sistema de reserva de vagas, ocorreu pelo método estatístico comparativo, no qual foi considerado as seguintes variáveis: curso, forma de ingresso, desempenho nas disciplinas, coeficiente de rendimento acadêmico, taxa de aprovação, obtenção de bolsas depesquisa, monitoria, estágio administrativo e bolsa de permanência. O estudo foi realizado de forma individual para cada estudante e os dados foram analisados considerando os cursos e a forma de ingresso. O software livre R foi utilizado na estruturação do banco de dados e na análise estatística. Os alunos cotistas apresentaram maior coeficiente de rendimento acumulado (CRAA) nos cursos debacharelado em Administração, Economia, História, Biologia, Física, Direito e Engenharia de Produção e Sistemas e nas licenciaturas em Letras Espanhol/Português, Biologia e Educação Física. Contudo, a diferença de desempenho entre cotistas e não cotistas só foi significativa ao nível de 5% nos cursos de Medicina (7,75) cotistas e (8,12) não cotistas e Direito (7,03) cotistas e (7,74) não cotistas, nosquais os alunos não cotistas apresentam rendimento superior. A análise da taxa de aprovação na disciplinas revelou que os alunos cotistas apresentam desempenho superior aos não cotistas nos cursos de bacharelado em Administração, Economia, Enfermagem, História, Biologia, Física, Ciências da Computação, Ciências Sociais e de licenciatura em Biologia e Educação Física. Contudo considerando o nível designificância de 5%, a taxa de aprovação só apresentou diferença significativa para os cursos de Direito (73,4%) cotistas e (96,2%) não cotistas e Engenharia de Produção e Sistemas (58,7%) cotistas e (81,02%) não cotistas, nos quais os alunos não cotistas apresentaram desempenho superior. Ao analisar o acesso as bolsas institucionais observou-se uma predominância de alunos não cotistas nas bolsasde pesquisa, enquanto a maior parte das vagas para estágio administrativo e monitoria foram preenchidas por alunos cotistas. A análise dos resultados dos primeiros anos do sistema de reserva de vagas revelou que, de forma geral, o desempenho dos alunos cotistas e não cotistas foi semelhante, contudo, observou-se diferença do desempenho acadêmico dos alunos de diferentes cursos da instituição.Palavras-chave: Sistema de reserva de vagas, Desempenho acadêmico.

1- INTRODUÇÃO

A história da humanidade se caracteriza pela existência de grandes diversidades culturais, níveis sócio-econômicos e de desenvolvimento, o que originou a exclusão de diversas parcelas da população. Devido a este fato, mecanismos de inclusão social passaram a ocupar o centro das atenções nas discussões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reserva de Vagas nas Universidades Públicas
  • Desempenho academico
  • Relação entre o desempenho no vestibular e o desempenho durante o curso de graduação
  • Relatório de desempenho de aluno de inclusão
  • PRIMEIRO TRABALHO ACADEMICO
  • Resumo Primeiro Aluno Da Classe
  • Desempenho dos alunos do "fundão"
  • Relatório de desempenho de alunos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!