DESCRIÇÃO MORFOANATOMICA DA MELANCIEIRA

531 palavras 3 páginas
DESCRIÇÃO MORFOANATOMICA DA MELANCIEIRA (citrullus lanatus)
ALUNOS: Fraciano Damasceno Onaiac Duarte

Melancia (Citrullus lanatus) é o nome de uma planta da família Cucurbitaceae e do seu fruto. Trata-se de uma erva trepadeira e rastejante originária da África. É cultivada ou aparece quase espontaneamente em várias regiões do Brasil, geralmente em áreas secas e de solo arenoso.
Originária da África, foi trazida ao Brasil por negros de origem Banto e Sudanês no processo de escravidão.
A planta é rasteira e anual, com folhas triangulares e trilobuladas e flores pequenas e amareladas, gerando um fruto arredondado ou alongado, de polpa vermelha, suculenta e doce, com alto teor de água (Cerca de 90%). A casca é verde e lustrosa, apresentando estrias escuras.
Sua composição, além do alto teor de água, inclui carboidratos, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

Fig.01. Planta de citrullus lanatus

Raízes

As raízes da melancieira (fig. 02) são compostas apenas por estruturas primárias, O cilindro vascular possui formação triarca. Na figura 03, em camadas de dentro para fora, as estruturas estão representadas da seguinte forma: xilema primário (3a), câmbio vascular (3b), floema primário (3c), periciclo (3d), a endoderme, parênquima cortical ou córtex(3e), protoderme, epiderme (3f) e pelos absorventes.

Fig. 02. Raizes de citrullus lanatus
Fig. 03. Corte transversal da raiz de citrullus lanatus

Caule

O caule de melancieira é do tipo sarmentoso rastejante, apresenta apenas estruturas primárias
Diferente da raiz o caule divide-se em nós e entrenós, com uma folha em cada nó. É do nó que origina a flor
O meristema apical do sistema caulinar origina meristemas primários como os encontrados na raiz: protoderme, procâmbio e meristema fundamental, que se desenvolvem no corpo primário (Figura 5) da planta originando: epiderme, tecidos vasculares (xilema primário e floema primário) e tecido

Relacionados