Descriminação

Páginas: 2 (372 palavras) Publicado: 22 de maio de 2011
Comentário ao Filme
CLASS DIVIDED

O filme leva-nos ao ano de 1968, quando Jane Elliot, resolve fazer uma experiência com os seus alunos, o tema é a descriminação racial.
Assim, divide a turma emduas cores distintas, os meninos de olhos azuis e os meninos de olhos castanhos (“Blue eyes/Brown eyes”).
Atribuiu aos meninos de olhos azuis todos os privilégios, elogiava-os, alimentando assim oseu ego e a sua auto-estima, e aos meninos de olhos castanhos, tirou-lhes todas as regalias e como se não fosse suficiente passaram ainda a usar um colarinho que os distinguia dos melhores.
Eramassim ridicularizados e tratados de maneira diferente pelos próprios colegas e pela professora que tão somente dividiu a turma e distribuiu as diferenças.
Após uns dias, os papéis inverteram-se epassam os meninos de olhos azuis a serem considerados os “inferiores” em relação aos de olhos castanhos.
Nenhum dos grupos gostou de estar no grupo inferiorizado, sentiram na pele a descriminação pelofacto de terem uma cor de olhos diferente, ao ponto de se tratarem mal uns aos outros e baixarem o seu rendimento escolar quando inseridos no grupo desfavorecido.
Por aqui se provou, o quantoinfluencia a opinião dos outros a nossa maneira de estar na vida, e quanto pode ser destrutiva a descriminação, o grupo beneficiado foi sempre o que melhores resultados apresentou a sua auto-estima aumentou,e a arrogância também.
As crianças assumiram assim as atitudes características da descriminação, tanto as que descriminaram como as que foram descriminadas.
Em 1985, é filmado o reencontro de 11ex-alunos, que participaram nesta experiência e discutem o resultado deste exercício e no que influenciou as suas vidas, concluindo que qualquer pessoa que seja injustamente descriminada passará a olharpara os outros de maneira diferente e começará a respeitá-los por aquilo que são.
Mais tarde, num documentário televisivo Jane Elliot repete a experiência com adultos, e os resultados são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Descriminação
  • Descriminação
  • Descriminação
  • descriminação
  • Descriminacao
  • descriminaçao
  • descriminaçao
  • descriminação deficientes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!