DESCRI O FISIOPATOL GICA

Páginas: 6 (1371 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
DESCRIÇÃO FISIOPATOLÓGICA

HISTÓRIA CLÍNICA:

QUEIXA PRINCIPAL:

DOR NO PEITO E FALTA DE AR

HISTÓRIA DA DOENÇA ATUAL:

PACIENTE COM QUADRO DE DOR PRECORDIAL EM APERTO E DORMÊNCIA DE DIMIDIO ESQUERDO. DISPINÉIA IMPEDINDO O SONO, A PACIENTE VEM DO SETOR DE CARDIOLOGIA A 10 DIAS.

HISTÓRIA PATOLÓGICA PREGRESSA:

HÁ DEZ ANOS FOI DIAGNOSTICADA COM HAS (HIPESTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA) E DM II(DIABETES MELITUS TIPO 2) E A QUATRO ANOS FOI DIAGNOSTICADA COM ICC (INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA), AOS 20 E 23 ANOS FEZ CESÁRIANA E TEVE PRÉ-ECLÂMPSIA NA GESTAÇÃO.

HISTÓRIA FAMILIAL:

PAI FALECEU DE CIRROSE HÁ 32 ANOS, MÃE VIVA AOS 70 ANOS COM HAS, DM II E ICC.

HISTÓRIA SOCIAL:

MORA EM CASA DE ALVENARIA COM SANEAMENTO BÁSICO, TEM ANIMAL VACINADO, MAS NO PRÉDIO TEM OUTROS ANIMAIS QUE NÃO SÃOVACINADOS, SE ALIMENTA EXCESSIVAMENTE BASEADO EM FRITURAS, NEGA TABAGISMO E AFIRMA ETILISMO SOCIAL, NEGA USO DE DROGA ILÍCITAS.

Hipertensão Arterial Sistêmica

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma síndrome complexa, que envolve alterações estruturais e funcionais no coração, veias/artérias, rins e cérebro. A doença é caracterizada principalmente pela alteração dos valores padrões depressão exercidos pelo sangue na parede das artérias, aferido em mm/Hg. É definido como hipertenso aquele indivíduo que mantém pressão arterial alterada, comparado a seus níveis rotineiros, em pelo menos 140mm/Hg (pressão sistólica) e 90mm/Hg (pressão diastólica) (BRITO, 2011). Complicações comuns da HAS incluem insuficiência renal, acidente vascular cerebral e hipertrofia ventricular esquerda, epodem ser relacionadas estatísticamente à gênero ou etnia em algumas populações brasileiras (NOBLAT, 2004). A doença possui forte etiologia genética, mas também é relacionada à hábitos alimentares inadequados e sedentarismo, permitindo seu desenvolvimento em paralelo à outras incorreções fisiológicas, como resistência à insulina e fenômenos congestivos que estão ligados a elevado Índice de MassaCorporal (IMC) e dietas ocidentais (SOWERS, 1995; ADLERCREUTZ, 1990).

Insuficiência Cardíaca Congestiva

O termo insuficiência cardíaca está relacionado à incapacidade de o coração propelir sangue para satisfazer as necessidades do corpo. Existem duas consequências imediatas na Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC): (1) redução do débito cardíaco e (2) acúmulo de sangue nas veias, resultandoaumento na pressão venosa. Além disso, o sistema renal participa intensamente na fisiopatologia da ICC crônica permitindo o acúmulo de líquidos e anúria, elevando o volume do plasma. Este fenômeno, se moderado, pode contribuir para a melhora do estado geral do paciente por elevar a capacidade de retorno venoso. De forma geral, a ocorrência de ICC aguda possui três consequências: (1) imediata, comlesão do músculo cardíaco, (2) moderada, com compensação da dinâmica cardiovascular pelo sistema nervoso simpático e (3) crônica, com recuperação parcial do miocárdio e retenção renal de líquidos (GUYTON, 2006).
Síndromes obstrutivas podem estar relacionadas à apnéia do sono, tanto como fator causal ou como consequência desta; estudos epidemiológicos demonstram, por exemplo, que a Síndrome daApnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) eleva em aproximadamente 2,38 vezes a chance de um indivíduo apresentar ICC (PEDROSA, 2008). Com acompanhamento clínico, a sobrevida de pacientes com ICC chega a apenas 52% no período de 5 anos e, dependendo da gravidade da doença, pode ser necessária a realização de transplante e terapia imunossupressora, que depende da disponibilidade de doadores compatíveis e daespecificidade da terapia supressora (FIORELLI, 2008). Cerca de 40,56% de pacientes cardiopatas idosos apresentaram dor precordial em uma análise causística, indicando que a ocorrência deste sintoma também pode ser um indicativo à ser observado na doença (IGLÉSIAS, 1993).

Diabetes Melito

Diabetes e outras alterações metabólicas que levem à intolerância à glicose estão associadas à doenças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Descri O Morfol Gica Do Perfil Alterada
  • Descri O
  • Descri o HP
  • Descri o dos Cargos
  • Descri O Do Setor
  • DESCRI O DE CARGOS
  • DESCRI O DA EMPRESA
  • Descri O De Marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!