DESCRI O FISIOPATOL GICA

1371 palavras 6 páginas
DESCRIÇÃO FISIOPATOLÓGICA

HISTÓRIA CLÍNICA:

QUEIXA PRINCIPAL:

DOR NO PEITO E FALTA DE AR

HISTÓRIA DA DOENÇA ATUAL:

PACIENTE COM QUADRO DE DOR PRECORDIAL EM APERTO E DORMÊNCIA DE DIMIDIO ESQUERDO. DISPINÉIA IMPEDINDO O SONO, A PACIENTE VEM DO SETOR DE CARDIOLOGIA A 10 DIAS.

HISTÓRIA PATOLÓGICA PREGRESSA:

HÁ DEZ ANOS FOI DIAGNOSTICADA COM HAS (HIPESTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA) E DM II (DIABETES MELITUS TIPO 2) E A QUATRO ANOS FOI DIAGNOSTICADA COM ICC (INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA), AOS 20 E 23 ANOS FEZ CESÁRIANA E TEVE PRÉ-ECLÂMPSIA NA GESTAÇÃO.

HISTÓRIA FAMILIAL:

PAI FALECEU DE CIRROSE HÁ 32 ANOS, MÃE VIVA AOS 70 ANOS COM HAS, DM II E ICC.

HISTÓRIA SOCIAL:

MORA EM CASA DE ALVENARIA COM SANEAMENTO BÁSICO, TEM ANIMAL VACINADO, MAS NO PRÉDIO TEM OUTROS ANIMAIS QUE NÃO SÃO VACINADOS, SE ALIMENTA EXCESSIVAMENTE BASEADO EM FRITURAS, NEGA TABAGISMO E AFIRMA ETILISMO SOCIAL, NEGA USO DE DROGA ILÍCITAS.

Hipertensão Arterial Sistêmica

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma síndrome complexa, que envolve alterações estruturais e funcionais no coração, veias/artérias, rins e cérebro. A doença é caracterizada principalmente pela alteração dos valores padrões de pressão exercidos pelo sangue na parede das artérias, aferido em mm/Hg. É definido como hipertenso aquele indivíduo que mantém pressão arterial alterada, comparado a seus níveis rotineiros, em pelo menos 140mm/Hg (pressão sistólica) e 90mm/Hg (pressão diastólica) (BRITO, 2011). Complicações comuns da HAS incluem insuficiência renal, acidente vascular cerebral e hipertrofia ventricular esquerda, e podem ser relacionadas estatísticamente à gênero ou etnia em algumas populações brasileiras (NOBLAT, 2004). A doença possui forte etiologia genética, mas também é relacionada à hábitos alimentares inadequados e sedentarismo, permitindo seu desenvolvimento em paralelo à outras incorreções fisiológicas, como resistência à insulina e fenômenos congestivos que estão ligados a elevado Índice de Massa

Relacionados

  • SEMIOLOGIA 01 Anamnese e Ectoscopia
    10593 palavras | 43 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas