Descontaminaçao, limpeza e desinfcçao de instrumentos

1656 palavras 7 páginas
Descontaminaçao,Limpeza e desinfcçao de instrumentos

A descontaminação se refere às medidas adotadas para assegurar que a manipulação de um instrumento médico seja inócua, ao reduzir a contaminação por microorganismos. Este passo permite a inativação do vírus da hepatitis B e HIV. A limpeza assegura a remoção do material biológico dos instrumentos. A destruição de todos os microorganismos, inclusive os esporos bacterianos em um instrumento é denominada de esterilização. Quando não se dispõe do equipamento de esterilização ou não se pode esterilizar o instrumento, usa-se a desinfecção de alto nível (DAN). Exceto pelos esporos bacterianos, a DAN destrói todas as formas microbianas. A execução rigorosa dos procedimentos anteriores de acordo com um manual é útil para garantir a qualidade da utilização segura dos instrumentos reutilizáveis.

Os passos básicos incluídos na utilização segura de instrumentos reutilizáveis para a colposcopia e para tratamento da neoplasia intraepitelial cervical (NIC) são resumidos neste capítulo. Um bom conhecimento e compreensão dos passos do processo de desinfecção de alto nível (DAN)/esterilização são essenciais, visto que assegura que os instrumentos usados não contenham agentes infecciosos. Qualquer falta de cumprimento deste processo pode levar à contaminação dos instrumentos esterilizados e prejuízo à paciente. O processo para reutilizar os instrumentos começa com descontaminação e prossegue com a limpeza, esterilização/DAN, armazenamento e manipulação. Um programa de garantia de qualidade ajuda a assegurar que os instrumentos sejam processados de modo adequado para que possam ser reutilizados.

Há três passos básicos para a reutilização dos instrumentos usados em procedimentos clínicos e cirúrgicos: descontaminação, limpeza e esterilização/DAN. Estes são tratados brevemente e são descritos os métodos usados para esterilizar diferentes instrumentos.

Descontaminação A

Relacionados