Desconsideração da personalidade jurídica

Páginas: 2 (343 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
Desconsideração da Personalidade Jurídica

A desconsideração da personalidade jurídica é uma prática no direito civil e no direito do consumidor. A distinção entre pessoa jurídica e física surgiupara resguardar bens pessoais de empresários e sócios em caso de falência da empresa. Isso permitiu mais segurança em investimentos de grande envergadura e é essencial para a atividade econômica.Porém, em muitos casos, abusa-se dessa proteção para lesar credores.
A teoria maior da desconsideração da pessoa jurídica ocorre quando há fraude, abuso de direito ou confusão patrimonial, que deve serreconhecida por decisão judicial.
Exemplo da Teoria Maior da Desconsideração da Personalidade Jurídica:
Recurso especial (REsp) 693.235, relatado pelo ministro Luis Felipe Salomão, no qual adesconsideração foi negada. No processo, foi pedida a arrecadação dos bens da massa falida de uma empresa e também dos bens dos sócios da empresa controladora. Entretanto, o ministro Salomão considerou que nãohouve indícios de fraude, abuso de direito ou confusão patrimonial, requisitos essenciais para superar a personalidade jurídica, segundo o artigo 50 do CC.
Exemplo da Teoria Menor da Desconsideraçãoda Personalidade Jurídica:

A teoria menor da desconsideração da personalidade jurídica é muito menos elaborada do que a teoria maior, pois a sua aplicação pressupõe o simples inadimplemento paracom os credores, sem ao menos analisar os reais motivos que levaram a sociedade a deixar de se obrigar perante terceiros.
Foi o REsp 279.273, julgado pela Terceira Turma do STJ. Houve pedido deindenização para as vítimas da explosão do Shopping Osasco Plaza, ocorrida em 1996. Com a alegação de não poder arcar com as reparações e não ter responsabilidade direta, a administradora do centro comercialse negava a pagar.
O relator do recurso, ministro Ari Pargendler, asseverou que, pelo artigo 28 do CDC, a personalidade jurídica pode ser desconsiderada se há abuso de direito e ato ilícito. No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Desconsideração da Personalidade Jurídica
  • Desconsideração da Personalidade Jurídica no CDD
  • Desconsideração da Personalidade Jurídica
  • Desconsideração da personalidade juridica
  • Acordão desconsideração de personalidade jurídica
  • Desconsideração da personalidade jurídica
  • Desconsideração da Personalidade Jurídica
  • Desconsideração personalidade jurídica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!