Desconsideração da Personalidade Jurídica no CDD

Páginas: 2 (467 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2014
Desconsideração da Pessoa Jurídica

O principio aplicável a pessoa jurídica é o da autonomia patrimonial, tal principio impossibilita de cobrarem dos seus integrantes as dívidas e obrigações dapessoa jurídica.
Entretanto, o principio da autonomia não pode ser utilizado de forma abusiva e para impedir tal abuso surgiu a teoria da desconsideração da personalidade jurídica.
O Código deDefesa do Consumidor através da teoria da desconsideração teve o objetivo de promover a proteção do consumidor, estipulando de forma expressa e ampla a possibilidade da pessoa jurídica ser desconsideradano caso concreto, afetando assim o patrimônio dos sócios.
O instituto da desconsideração da pessoa jurídica será usado apenas no caso concreto a ser analisado pelo juiz, não havendo a extinção dapessoa jurídica.
O art. 28, caput do CDC, arrola as seguintes situações em que ocorre a desconsideração da pessoa jurídica: abuso de direito; excesso de poder; infração da lei; fato ou ato ilícito;violação dos estatutos ou contrato social; falência; estado de insolvência; encerramento ou inatividade da pessoa jurídica quando provocados por má administração.
O artigo também disciplina asresponsabilidades de alguns tipos de sociedades. As sociedades integrantes dos grupos societários e as sociedades controladas respondem subsidiariamente (art. 28, §2º); as sociedades consorciadas respondemsolidariamente (art. 28, §3º) e as sociedades coligadas respondem somente por culpa (art. 24, §4º). A diferença entre elas esta somente nos requisitos e natureza da responsabilidade.
A decretação dadesconsideração da personalidade jurídica pode ocorrer através de requerimento da parte ou de ofício pelo juiz a partir do momento que no fato concreto é possível visualizar umas das hipóteseselencadas no art. 28 do CDC.
É possível que ocorra a desconsideração da personalidade sempre que tal personalidade for obstáculo ao ressarcimento dos danos sofridos pelo consumidor, tal fato está...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desconsideraçao da personalidade jurídica no cdc
  • A Desconsideração da Personalidade Jurídica
  • Desconsideração da Personalidade Jurídica
  • Desconsideração da personalidade juridica
  • Acordão desconsideração de personalidade jurídica
  • Desconsideração da personalidade jurídica
  • Desconsideração da Personalidade Jurídica
  • Desconsideração personalidade jurídica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!