Descolonização africana e apharteid:

349 palavras 2 páginas
Descolonização Africana e Apharteid:

->Após a segunda guerra mundial as nações européias encontravam-se abaladas pelos conflitos, fato que permitiu que as nações africanas e asiáticas lutassem pelo fim da exploração em seus territórios.

Na Africa foi realizada na cidade de Acra,capital de Gana, a Conferencia dos Povos da África, na qual estabelecia uma aliança entre asa principais nações africanas para fortalecê-las no processo de luta contra o imperialismo europeu. No inicio da década de 60 varias nações tornaram-se independentes, como a África do Sul, em 1961.

Em 1961 a África se torna totalmente independente da chamada Comunidade Britânica. Porem o poder político continuou nas mãos de uma minoria branca descendente dos colonizadores europeus se beneficiava desde a década de 40 de uma política de separação denominada Apharteid(separação em africâner) e excluía completamente os negros africanos da participação política, demostrava o domínio nazista mesmo após a derrota do mesmo na Segunda Guerra.

Milhares de famílias de origem foram afastada dos centros das cidades, reservadas aos negros, os bairros foram divididos de acordo com o critério de cor; para trabalharem nas áreas destinadas aos brancos, os negros tinham que apresentar um cartão de passe, uma espécie de identificação, como se fosse um passaporte para circular nessas áreas.

Na década de 60 esse regime começou a chamar a atenção da população mundial, causando indignação da opinião publica e começou uma grande pressão internacional para o fim do regime. Nesse contexto surgiu a importante figura de Nelson Mandela, principal líder do Congresso Nacional Africano na luta contra a política do Apharteid. Por causa disso, Mandela foi mantido preso de 62 a 90, ano que o Presidente Frederik de Klerk, cedendo as pressões da oposição concedeu anistia aos presos políticos.

Em 1994, foram realizadas as primeiras eleições democráticas e multirraciais da historia da África do Sul. Ate então a

Relacionados

  • Territorio e territorialismo: África
    3251 palavras | 14 páginas
  • Yano lindo
    3068 palavras | 13 páginas
  • Historia de sc
    151339 palavras | 606 páginas
  • questões
    157194 palavras | 629 páginas