descolonização afro-asiatica

Páginas: 6 (1428 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2013















Descolonização Afro-asiático











Taguatinga, outubro 2013
Descolonização afro-asiática
Um dos fatos mais marcantes do pós Segunda Guerra Mundial foi o processo de descolonização que ocorreu nos continentes asiático de africano. Esse fato marcou a entrada, no cenário mundial, de vários outros Estados que começaram a reivindicar seu reconhecimentointernacional e a lutar pelo desenvolvimento econômico há muito retardado pelo sistema colonialista.
Como resultado de logo processo histórico, vários territórios asiáticos e africanos, nos anos posteriores ao termino da Segunda Guerra, foram obtendo aos poucos, a independência politica. Em contexto internacional notadamente caracterizado pela Guerra Fria e por um ordenamento mundialbipolarizado entre o Leste e Oeste.
O Ocidente se apresentava como o mundo livre organizado em torno da produção capitalista e defensora da democracia como o melhor sistema politico a inventado pelo homem, do outro lado, o Leste, entendido o conceito mais pelo seu valor ideológico do que geográfico ou cultural, tendo a frente à União Soviética, expoente do socialismo e visto como uma ameaça latente aoOcidente. No mundo bipolarizado, as duas nações lideres buscavam, cada qual à sua maneira, ampliar sua área de influencia e arregimentar novos aliados para sua causa. Ou mesmo tratava de manter as posições definidas durante anos da Guerra, sustentado uma ordem conveniente aos seus interesses.
Os países europeus que ate o inicio da Guerra possuíam status de potencia e estavam presentes em varias partedo planeta como impérios colonialistas, ou com intenções de adquirir o que se designavam de espaço vital para o crescimento e desenvolvimento, saíram praticamente arruinados do conflito. Alemanha, França, Itália e Inglaterra já não tinham mais o vigor de antes e a capacidade para levar adiante as intenções de domínio.
A luta pela descolonização e pela independência levado pelas nações colonizadasse volta principalmente contra o Ocidente, uma vez que as colônias estavam sob o domínio todas elas, de países capitalistas. Tratava-se de se libertar do jugo colonialista que fazia com que quase todo o continente africano e grande parte do asiático estivessem sob o domínio de países europeus. O sistema colonialista representava a manutenção do domínio secular de povos que por muito tempo foramespoliados em todos os sentidos, indo além da exploração econômica.
Na historia mundial do pós-guerra figuram-se, pois, de notada importância o processo de descolonização ásio-africano e a Guerra Fria, haja vista que a bipolarização, traduzida na disputa entre Estados Unidos e União Soviética por aliados e zonas de influencia, acabou atingindo direta ou indiretamente todas as áreas do globo.Conferência de Bandung (1955)
Também conhecida como Conferência Afro-Asiática foi realizada entre 18 e 24 de abril de 1955, na cidade indonésia de Bandung. É reconhecida como tendo inspirado a criação do Movimento dos Não-Alinhados (1961). As ideias de autodeterminação, impulsionadas pelos exemplos bem sucedidos de independência política, foram defendidas com afinco na Conferência de Bandung. NaConferência os participantes se declararam expressamente contrários ao colonialismo e ao neocolonialismo, não somente contra o praticado pelos países europeus, mas também contra os processos de hegemonia dos Estados Unidos e da União Soviética no contexto da bipolaridade.
A conferência contou com a participação de 29 países afro-asiáticos com diferentes regimes políticos, mas com objetivos emcomum. Quatro países africanos e representantes de dois territórios ainda formalmente sob o domínio colonial participaram da Conferência (Libéria, Etiópia, Egito, Líbia, Sudão e Gana). Os principais patrocinadores da Conferência foram: Burma (atual Myanmar), Índia, Indonésia, Paquistão e Sri Lanka.
Entre as deliberações tomadas em Bandung, destacam-se: as resoluções de todas as disputas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Descolonização Afro-Asiática
  • Descolonização afro-asiatica
  • A descolonização afro-asiática
  • descolonização afo asiatica
  • Independências afro-asiáticas
  • dependencia afro-asiatica
  • Descolonização das nações afro
  • Independência afro-asiática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!