descolonização afo asiatica

Páginas: 9 (2181 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2013
RESENHA

AUTOR E OBRA: CANÊDO, Leticia Bicalho. A descolonização da Ásia e da África. São Paulo: Atual, 1994.

OBJETIVO DO AUTOR:
Mostrar a expansão do capitalismo, ao criar um mercado mundial onde acarretaria de forma direta ou indireta a dominação. Mostrar as características da colonização tanto as pacíficas como as violentas, sendo que esta não respeitou as tradições dos colonos e a outrafez com que os colonizados continuassem dependendo da metrópole, isso porque em ambas as situações as colônias eram frágeis e tornavam-se presas fáceis para o colonizador.

ARGUMENTAÇÃO:

A DESCOLONIZAÇÃO NUMA FOTO EM NEGATIVO
A Ásia e a África tornaram-se alvos de disputa entre as nações europeias, estas chegaram como colonizadoras dentro de uma diversidade étnica e cultural complexa eque não foi respeitada. Mas, com o fim da Segunda Guerra mundial as colônias estavam forçando os colonizadores incluir sua entrada nas relações internacionais, isso fez com que os impérios coloniais europeus fossem liquidados surgindo então povos que construíam Nações e Estados, processo este conhecido como descolonização.
No entanto o contato com os europeus serviu para mostrar e diferença entrecolonizador e colonizados, estes por sua vez resolveram recuperar a dignidade recorrendo a uma ideologia europeia: o nacionalismo, que se traduziu no desejo de independência.

COLONIZAÇÃO E DESCOLONIZAÇÃO: ÁGUA E VINHO
MISTURADOS
Diante das independências das colônias americanas, assinalando o inicio da primeira “descolonização” a Europa volta-se à África e à Ásia, embusca de matérias- primas já que o capitalismo industrial tinha que se desenvolver. O colonialismo implantado pelas potências industriais impedia que as colônias tivesse uma acumulação interna, transformando estes povos em instrumentos produtores de riqueza. Dessa forma a burguesia levou a expansão Europa, mas acabou causando revolta entre os povos dominados.

PROCESSO DE CONQUISTA E OCUPAÇÃOCOLONIAL
Os métodos estavam associados aos interesses imperialismo. Diante da frase “Há lugar na Ásia para todos nós” (p.15) explica o fato da velocidade das conquistas neste território, holandeses, franceses, e portugueses não tinham grande influência política nessa região já que o principal objetivo era a troca comercial, mas essa situação foi modificada com a expansão do capitalismo.
Diante daconquista da Índia e outros territórios, essas nações voltaram-se contra China e de forma violenta obrigou assinar tratados desiguais favorecendo somente a Europa. Diante deste fato o Japão por sua vez colaborou com estes colonizadores fornecendo a modernização com o intuito de preservar sua civilização.
Devido à necessidade de matérias-primas e exportação de escravos as potências europeias forampara África no final do século XIX, transformando este continente em uma acumulação primitiva do capital europeu e americano, a invasão dos europeus vinha acompanhada de interesses científicos e religiosos. Com a Conferência de Berlim a África deixou de ser fornecedora de escravos, mas mesmo assim a política das potências coloniais para conservar sua supremacia apoiou príncipes e chefes dispostosa colaborar com as potências ocupantes.
A forma de administração nas colônias exploração tinha dois sistemas de dominação o direto e o indireto, em que este estava voltado a objetivos econômicos, comerciais, industriais e financeiros, enquanto o outro diante aumento da população europeia povos da região local perdeu seus cargos para imigrantes europeus acentuando assim o impacto de colonialismo.AS SOCIEDADES COLONIZADAS
Longe de serem homogêneas, já que estes povos tinham estágios históricos e etnias complexas este fato tornava difícil à compreensão de limites nessa região, porém a agricultura era quem dava unidade a estes povos já que com o clima seco era necessário à construção de diques e canais, onde o responsável era o Estado ao qual cabia o planejamento de irrigação. Regiões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Descolonização afro asiática
  • Descolonização Afro-Asiática
  • Descolonização afro-asiatica
  • descolonização afro-asiatica
  • A descolonização afro-asiática
  • AFO
  • Descolonização
  • Descolonização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!