descobrindo as células

Páginas: 5 (1079 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014

Resumo
A célula representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos.
A teoria da célula, desenvolvida primeiramente em 1838 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos os organismos são compostos de uma ou mais células. As funções vitais de um organismo ocorrem dentro das células, e todas elas contêm informaçãogenética necessária para funções de regulamento da célula, e para transmitir a informação para a geração seguinte de células.














introdução
A maioria dos organismos, tais como as bactérias, são unicelulares. Outros organismos, tais como os seres humanos, são pluricelulares. O corpo humano é constituído por aproximadamente 10trilhões (mais de 10) de células. A maioria das células vegetais e animais têm entre 1 e 100 e, portanto, são visíveis apenas sob o microscópio. A massa típica da célula é um nanograma. A célula foi descoberta por Robert Hooke em 1663/ 1665. Em 1837, antes de a teoria final da célula estar desenvolvida, Jan Evangelista Purkyně observou "pequenos grãos" ao olhar um tecido vegetal atravésde um microscópio. A teoria da célula, desenvolvida primeiramente em 1838 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos os organismos são compostos de uma ou mais células. Todas as células vêm de células preexistentes. As funções vitais de um organismo ocorrem dentro das células, e todas elas contêm informação genética necessária para funções de regulamento da célula, e paratransmitir a informação para a geração seguinte de células.












A Descoberta da Célula



O primeiro microscópio foi desenvolvido por Anton van Leeuwenhoek. Era considerado um microscópio simples, pois era composto apenas por uma lente. A partir da invenção de Leeuwenhoek, o cientista inglês Robert Hooke conseguiu observar pedaços de cortiça em um microscópio chamado demicroscópio composto, por ter duas lentes em sua estrutura.
Ao observar a cortiça, Hooke viu pequenas cavidades e lhes deu o nome de “células”, palavra que, em latim, significa cella = lugar fechado, pequeno cômodo. O que de fato Hooke viu era apenas o envoltório da célula, pois a cortiça é um tecido de células mortas que serve para proteger o caule das árvores.

Célula da cortiça vista aomicroscópio
Anos depois, o botânico escocês Robert Brown observou que o espaço de vários tipos de células era preenchido com um material de aspecto gelatinoso, e que em seu interior havia uma pequena estrutura a qual chamou de núcleo.
Em 1838, o botânico alemão Matthias Schleiden chegou à conclusão de que a célula era a unidade viva que compunha todas as plantas. Em 1839, o zoólogo alemão TheodorSchwann concluiu que todos os seres vivos, tanto plantas quanto animais, eram formados por células. Anos mais tarde essa hipótese ficou conhecida como teoria celular.
Mesmo sabendo que todos os seres vivos eram compostos por células, ainda havia uma dúvida: de onde se originavam as células?
Alguns pesquisadores acreditavam que as células se originavam da aglomeração de algumas substâncias, enquantoque outros diziam que as células se originavam de outras células preexistentes. Um dos cientistas que defendiam essa última ideia era o pesquisador alemão Rudolf Virchow, que foi o autor da célebre frase em latim: “Omnis cellula ex cellula”, que significa “toda célula se origina de outra célula”. Virchow também afirmou que as doenças eram provenientes de problemas com as células, uma afirmação umpouco ousada para a época.
Em 1878, o biólogo alemão Walther Flemming descreveu em detalhes a divisão de uma célula em duas e chamou esse processo de mitose. Dessa forma, a idéia de que as células se originavam da aglomeração de algumas substâncias caiu por terra.
Baseando-se em todas essas descobertas, a teoria celular ganhou força e começou a se apoiar em três princípios fundamentais:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Descobrindo
  • descobrindo
  • Descobrindo um sentimento
  • Descobrindo o varejinho
  • Descobrindo a amazonia
  • descobrindo afilosofia
  • Descobrindo a filosofia
  • Descobrindo a filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!