descobrimeno de portugal

1322 palavras 6 páginas
Localização e formação étnica
Portugal está localizado na Península Ibérica no extremo oeste da Europa e é banhado pelo Oceano Atlântico.

A Península Ibérica foi ocupada por vários povos desde 3000 anos antes de Cristo como os iberos, celtas (séc. VIII e VI AC) fenícios, gregos, cartagineses e romanos (206 AC). Na Idade Média chegaram os bárbaros visigodos (414) e finalmente os árabes muçulmanos (711) que depois da conquista se fixaram na região.

Com a chegada dos árabes, parte dos povos que aí viviam, se refugiaram ao norte da Península Ibérica inicialmente no reino visigodo das Astúrias e depois organizando quatro outros reinos: Castela, Aragão, Navarra e Leão.

Os árabes embora pouco numerosos impuseram facilmente o seu domínio porque distribuíam as terras dos visigodos que abandonaram a região pelos que se mantiveram aí. Foi uma época de grandes progressos com a introdução do cultivo de arroz, algodão, limão e laranja e de novos sistemas de irrigação. Incentivaram as manufaturas de azulejos e de tecidos assim como a prática da pesca no Oceano Atlântico.

A Reconquista
Os reinos do norte nunca aceitaram a presença dos árabes e sobretudo com o crescimento demográfico precisaram recuperar suas terras e se dedicaram a reconquista dos seus territórios que assumiu características de cruzada, isto é, de luta de cristão contra os mouros. Nesta cruzada os cristãos receberam a ajuda de nobres ingleses, franceses, alemães. No Reino de Leão, o rei Afonso VI, que já se unira ao Reino de Castela, recebeu o auxilio de dois irmãos franceses Raimundo e Henrique de Borgonha. Em retribuição pelo auxilio receberam terras e a mão de suas duas filhas em casamento.

Nasce Portugal
Henrique de Borgonha casou-se com Dona Teresa e recebeu um feudo chamado Condado Portucalense, ainda vassalo do Reino de Leão e Castela. Mas o filho deste casal, Afonso Henriques, continuou combatendo os mouros e depois de vence-los em 1139, tornou-se rei e separou-se de Leão e

Relacionados