Descartes

Páginas: 2 (433 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014

René Descartes - Pai da Geometria Analítica
René Descartes

Filósofo, físico e matemático francês. Descartes é considerado o pioneiro no pensamento filosófico moderno, pai da geometriaanalítica* e da matemática moderna.

Descartes nasceu na cidade de La Haye (França) em 31 de março de 1596
Durante a Idade Moderna também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.Notabilizou-se, sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometriaanalítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica.
Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai damatemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores.
Em 1637,Descartes publicou sua mais conhecida obra, O Discurso do método. Foi em um dos apêndices dessa obra que ele fez sua única e valiosa contribuição matemática, La géométrie.
         Com essa publicação,Descartes deu grandes contribuições ao desenvolvimento de um novo ramo da matemática, a geometria analítica, que uniu os estudos da Álgebra, da Aritmética e da Geometria em uma única técnica, a qualpassou a ser o alicerce de outras construções matemáticas e de outras ciências exatas.
         Desenvolveu o Sistema de Coordenadas, também conhecido como Plano Cartesiano.
         Desenvolveu oMétodo Cartesiano no qual defende que só se deve considerar algo como verdadeiramente existente, caso possa ser comprovada sua existência. Também conhecido como Ceticismo Metodológico, segue o princípiode que devemos duvidar de todos conhecimentos que não possuem explicações evidentes. Este método também se baseia na realização de quatro tarefas: verificar, analisar, sintetizar e enumerar....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Descartes
  • Descartes
  • descartes
  • Descartes
  • Descartes
  • descartes
  • descartes
  • Descartes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!