Descartes de lixos hospitalares

Páginas: 9 (2191 palavras) Publicado: 13 de junho de 2013
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CAMPUS VERGUEIRO


Descarte de Resíduos e Meio Ambiente Como Agir com Responsabilidade

São Paulo
Maio-2013

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CAMPUS VERGUEIRO

Atividade prática supervisionada

BIOSSEGURANÇA

PLANO DEGERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DOS SERVIÇOS DA SAÚDE

CURSO: Ciências Biológicas


São Paulo
2013
Sumário
1. Introdução
2. Objetivo
3. Método
4. Revisão da literatura
5. Resultados
6. Conclusão
7. Referências Bibliográficas

1. Introdução
A destinação do lixo, desde os resíduos comuns (que não provocam danos à saúde),até os resíduos potencialmente infectantes (que possuem alta periculosidade de contaminação), é um tema que necessita de muita atenção e cuidados especiais, pois se trata de uma questão que engloba o meio ambiente e a saúde da comunidade como um todo.
É pensando nesta abordagem, que este trabalho tem como objetivo,o enfoque no Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), o qualfoi implantado com a função de estabelecer o processo correto de manejo dos resíduos de âmbito hospitalar e relacionados à saúde, em geral.
Contudo, o segundo ponto importante, é o de esclarecer cada etapa desta destinação do lixo e por sua vez,conscientizar a todos que estão envolvidos neste processo, desde o profissional que o descarta, até o profissional que o esteriliza e o incinera ou orecicla, sendo o caso.

2. Método
Para esta pesquisa fizemos uso de bibliotecas eletrônicas, artigos científicos e sites em língua portuguesa. Baseando-se em uma revisão teórica para a averiguação dos principais estudos e abordagens realizadas e publicadas por alguns autores que citaremos neste trabalho. Com a finalidade de fundamentar o estudos e argumentar os resultados.

3. ObjetivosAprofundar e consolidar os conhecimentos sobre Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços da Saúde (PGRSS) e com maior destaque para o lixo hospitalar.

4. Revisão da Literatura

O que é PGRSS?

É o projeto que descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características e riscos, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes àgeração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, bem como as ações de proteção à saúde e ao meio ambiente.
O PGRSS deve obedecer a critérios técnicos, legislações sanitárias e ambientais, normas locais de coleta e transporte dos serviços de limpeza urbana, especialmente os relativos aos resíduos gerados nos serviços de saúde.

Quem precisade PGRSS?

Todos os serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal, inclusive os serviços de assistência domiciliar e de trabalhos de campo; laboratórios analíticos de produtos para saúde; necrotérios, funerárias e serviços onde se realizem atividades de embalsamamento (tanatopraxia e somatoconservação); serviços de medicina legal; drogarias e farmácias inclusive as demanipulação; estabelecimentos de ensino e pesquisa na área de saúde; Centros de controle de zoonoses; distribuidores de produtos farmacêuticos; importadores, distribuidores e produtores de materiais e controles para diagnóstico in vitro; unidades móveis de atendimento à saúde; serviços de acupuntura; serviços de tatuagem, entre outros similares1.

Anvisa estabelece regras para descarte de lixo hospitalarA Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabeleceu regras nacionais sobre acondicionamento e tratamento do lixo hospitalar gerado, da origem ao destino (aterramento, radiação e incineração) atingindo hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, necrotérios e outros estabelecimentos de saúde.
O objetivo da medida é evitar danos ao meio ambiente e prevenir acidentes que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Descarte lixo hospitalar
  • tcc de descarte de lixo hospitalar
  • Descarte de lixo hospitalar
  • descarte de lixo hospitalar
  • Descarte de lixo sólido e hospitalar
  • Trabalho sobre o descarte de lixo e residuos hospitalares
  • Descarte do lixo
  • O descarte de lixo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!