Descartes de óleo automotivo na cidade de Campo Mourão

Páginas: 10 (2446 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
 DESCARTE DE ÓLEOS AUTOMOTIVOS EM OFICINAS E AUTOPEÇAS MECÂNICAS DE CAMPO MOURÃO – PR


Edilson Luis Fernandes
Gercilaine Rieling
Paulo Roberto Rodrigues


RESUMO


Esse trabalho procura apresentar a importância da preservação ambiental nos dias de hoje. Para tanto, foram buscadas informações no setor de oficinas mecânicas, entendendo a conscientização dos envolvidos nos processos detrocas de óleos automotivos. Devido a importância dos cuidados para o manuseio desses resíduos, normas ambientais devem ser seguidas minimizando assim os impactos causados no meio ambiente.


Palavras-chave: 1. Impactos ambientais; 2. Resíduos sólidos; 3. Óleo Automotivo.












INTRODUÇÃO

A composição do óleo automotivo pode prejudicar gravemente a natureza, portanto,inspiram-se cuidados especiais para manuseio desses produtos. Logo, para saber se os proprietários e funcionários das mecânicas e autopeças de Campo Mourão estão se preocupando com a degradação causada por esses materiais, foram usados algumas metodologias importantes para a elaboração de coletas de dados. As informações relevantes para o estudo dessa problemática estão partindo de uma fundamentaçãoteórica, além de alguns conceitos em relação a essa temática.
Bem, os processos de trocas de óleos lubrificantes automotivos estão presentes na maioria das atividades de manutenção preventiva realizadas em oficinas, postos combustíveis, garagens e serviços. A falta de informações sobre a periculosidade destes óleos, aliada aos elevados custos para coleta e transporte, especialmente no Brasil,pelas dimensões continentais, tornou-se um fator preocupante, principalmente para as empresas de pequeno porte.
Campo Mourão - PR, por conta do seu fluxo de pessoas da COMCAM e região tornou-se um dos municípios com a maior geração de óleos lubrificantes usados. Não foram encontrados dados que comprovassem a elaboração de palestras voltadas aos manuseios de produtos poluentes em Campo Mourão,logo, evidencia-se a ausência de conhecimentos necessários para o manejo adequado desses óleos, justificando, desta forma, a realização de um estudo mais aprofundado sobre o assunto.
Para tanto, foram selecionadas dez empresas especializadas em trocas de óleos, entre elas mecânicas e autopeças. As empresas selecionadas foram: Auto Mecânica Cimauto – Responsável: Amauri; Auto Mecânica Diesel Paraná;Auto Mecânica Exata – Responsável: Danilo, Via Car – Responsável: Jorge Luis; Auto Mecânica Campauto; Auto Peças Aurélio – Responsável: Marcos Aurélio; Auto Peças Mazzo – Responsável: Leandro; Mecânica Kleber; Auto Mecânica Líder e Mecânica 4 x 4. O motivo das seleções dessas mecânicas e auto peças é devido as suas localizações, pois as mesmas localizam-se nas áreas centrais e possuem maioresfluxos de veículos.
Os empresários e funcionários dessas mecânicas e autopeças colaboraram enormemente com a elaboração desse estudo. Inclusive, optaram não só por responderem as perguntas elaboradas, mas deram idéias de futuros trabalhos acadêmicos com o objetivo de entender o que acontece no município, relacionado claro a degradação, a preservação e a consciência humana para com a importância dapreservação ambiental.


MARCO TEORICO

Apesar de existirem leis, ainda há quem não se preocupa com o descarte de resíduos que poluem o meio ambiente.

“Os resultados na quantificação das embalagens de óleos automotivos nos mostram que temos que ficar alerta para problemas ambientais que podem se agravar caso não ocorra um trabalho efetivo de recolhimento dos óleos de embalagens para umdescarte adequado.” (FILHO, Gerson Felipe da Costa, et al., 2009).

Os lubrificantes automotivos têm a finalidade de formar uma camada entre as partes móveis das peças para evitar contato direto entre elas, aumentando a vida útil das mesmas.
Carvalho et al., (2005), analisa os efeitos da degradação ambiental por conta do descarte indevido do óleo automotivo. Atualmente os motores de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ASPECTOS LEGAIS E AMBIENTAIS DO DESCARTE INADEQUADO DE ÓLEOS LUBRIFICANTES AUTOMOTIVOS USADOS OU CONTAMINADOS
  • Desenvolvimento de metodologia analítica para monitoramento da presença de óleos comestíveis e detergentes não biodegradáveis...
  • Descarte de Óleo
  • Descarte de oleo
  • Descarte de óleos
  • Economia da região de campo mourão
  • Prestação de contas de campo mourão .
  • ÓLEOS E GRAXAS INDUSTRIAIS E AUTOMOTIVOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!