Descarte de medicamentos, saúde e meio ambiente.

Páginas: 9 (2124 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2012
UNIVERSIDADE MUNICIPAL



Curso de Farmácia















Descartes de Medicamentos, saúde e meio ambiente.





Orientador(a): Profa. Ms.









SÃO CAETANO DO SUL

2012

1. INTRODUÇÃO


Muitas pessoas costumam manter em casa uma farmácia particular, sempre equipada com comprimidos para dor de cabeça, de estômago, xarope para  tosse, pomadas,etc. Mas o que fazer quando os medicamentos vencem ou  simplesmente não devem mais ser usados?2.
Fundamentais para o tratamento de doenças, os medicamentos podem se transformar num grande problema quando os prazos de validade se esgotam. Além do risco de contaminação ou de intoxicação com seu simples manuseio, nem sempre é fácil se livrar de embalagens, ampolas ou injeções sem criartranstornos ou prejudicar o meio ambiente4.
Jogá-los no lixo comum ou no vaso sanitário é uma atitude que pode prejudicar o meio ambiente, pois os remédios geralmente possuem substâncias químicas que contaminam a água e o solo. O problema é que poucas pessoas sabem disso e quase não há informações sobre onde encontrar postos de recolhimento. Uma opção é a devolução do medicamento para a indústria.Muitas empresas recolhem os produtos antes mesmo de seu vencimento7.
As concentrações de medicamentos detectadas em rios, lagos e mares são extremamente baixas, mas não podem ser consideradas inofensivas. São substâncias químicas que estão no meio ambiente, mas que não são naturais e por isso podem alterar suas características originais7.
Os remédios têm componentes resistentes quese não forem tratados acabam voltando para nossa casa e a gente pode até consumir água com restos de remédios. Eles são produtos químicos e não podem ser jogados no lixo comum3.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulamentou o descarte de medicamentos. Apesar desse fato, os medicamentos ainda são descartados em esgoto sanitário, quando líquidos, e em lixo domiciliar, nocaso de resíduos sólidos3.
Uma forma de diminuir a quantidade de medicamentos a serem descartados é a compra de remédios fracionados, isto é, comprar apenas a quantidade necessária ao uso (conforme prescrição médica), o que evitaria o acúmulo desnecessário. A prática é pouco comum entre as farmácias. “Isso seria o ideal, pois o indivíduo compraria a quantidade justa, evitando o descarteinadequado no lixo”. A falta de informação pode ser uma das explicações para os altos índices de intoxicação por medicamentos1.
É importante frisar que a realidade sanitária do país, com baixa infra-estrutura, ausência de aterros sanitários e incinerador licenciado em vasta região do país, é outro fator que dificulta os processos de tratamento adequado de resíduos de natureza biológica ouquímica. Porém, esta situação poderá ser revertida, no momento em que houver maior informação da sociedade, sendo esta capaz de pressionar o poder público para melhorar esse cenário. Quando os segmentos geradores de resíduos de medicamentos se mostrarem mais interessados no correto descarte de seus resíduos, principalmente em atendimento à demanda social, as regulamentações legais provavelmente evoluírammais, pois a necessidade de informações aumentará. Isto forçará os órgãos ambientais e sanitários a munirem seus regulamentos técnicos com mais informações práticas para o correto descarte3.




2. OBJETIVO
Identificar a importância do descarte de medicamentos para a saúde pública e ao meio ambiente.




3. METODOLOGIA
O presente trabalho tem como estudo uma análisedocumental utilizando artigos científicos presentes em bases como Scielo e Pubmed.




4. REVISÃO BIBLIGRÁFICA
O uso racional de medicamentos deve ser controlado pelos médicos e principalmente pelos farmacêuticos, receber medicação para as suas necessidades clínicas e doses adequadas durante o período do tratamento, além de preços acessíveis e orientação dos farmacêuticos e não dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O DESCARTE DE MEDICAMENTOS NO MEIO AMBIENTE
  • Contaminação do meio ambiente pelo descarte inadequado de medicamentos vencidos ou não utilizados
  • Descartes de Remedio no Meio Ambiente
  • Descarte de óleo no meio ambiente
  • DESCARTE INCORRETO DE PILHAS E BATERIAS USADAS, UM RISCO A SAÚDE HUMANA E AO MEIO AMBIENTE
  • Meio ambiente e saúde renovada
  • Saúde do trabalhador e o meio ambiente
  • Saúde e meio ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!