Descarte de óleos

Páginas: 13 (3049 palavras) Publicado: 11 de março de 2012
Descarte de resíduos da operação da máquina

Óleo Solúvel
É conceito unânime na indústria que o óleo solúvel é um elemento fundamental para a qualidade final do produto processado, além de prolongar a vida das ferramentas de corte.
A importância do óleo solúvel é vital para a produção em grandes escalas em vários setores da indústria mecânica, predominantemente na utilização em máquinasferramentas como retíficas, centros de usinagem, mandrilhadeiras, rosqueadeiras, etc., ou ainda na laminação/trefilação de metais, estes no setor de transformação de materiais. A função específica do óleo solúvel é a minimização do calor produzido entre a ferramenta de corte e a peça que está sendo usinada/conformada através da remoção de material e da geração de cavacos; a energia através do atritogerado é muito alta, o que proporciona temperaturas altíssimas, havendo portanto a necessidade de um fluido refrigerante. 

Existem pesquisas e desenvolvimentos, de alguns fabricantes de ferramentas de corte, que atuam sem nenhum tipo de refrigeração ou ainda com uma quantidade mínima de lubrificante como, por exemplo, das ferramentas com coberturas especiais ou cerâmicas (insertosintercambiáveis) para os processos, principalmente de torneamento ou mandrilhamento. Estes produtos já são utilizados no mercado há aproximadamente 20 anos nestas operações específicas, porém, em casos onde não pode ser dispensada a refrigeração por fluidos de corte, normalmente ocorre a análise e melhoria contínua dentro das empresas com o objetivo de aumento de produtividade, redução de custos, qualidade dosprodutos produzidos, consciência ecológica e não agressão ao meio ambiente, sendo este o tema desta matéria.

Descarte Ideal do Óleo Solúvel (Filtragem)
A utilização do óleo solúvel requer cuidados especiais com relação à remoção (filtragem) dos sólidos gerados durante a operação, pois os sistemas de máquinas ferramentas utilizam um circuito fechado com um volume pré-determinado de óleo, o qualestá em constante recirculação e a cada instante existe um incremento de sólidos gerados no processo, fazendo com que a concentração de sólidos aumente a todo momento. 

Para dimensionar um sistema de filtragem, deve ser realizada uma análise dos sólidos gerados por estes processos, que tipicamente são particulados metálicos ou ainda particulados dos grãos do rebolo abrasivo. O volume de sólidosgerados por hora ou dia de trabalho é uma informação indispensável na análise. No caso das retíficas, deve-se levar em conta ainda:
- O tamanho e forma geométrica dos sólidos gerados em função do tipo de operação realizada - operações de desbaste, normalmente geram sólidos maiores que os sólidos das operações de acabamento. Estes dados são obtidos através de uma “análise granulométrica dossólidos”. A análise mostra o percentual de sólidos, contidos num determinado volume de fluido, além de informar a distribuição por tamanho das partículas.
[pic]
Os processos devem considerar um sistema de filtragem que seja eficiente, uma vez que, como demonstrado acima, a cada instante tem-se um aumento gradativo dos sólidos do circuito de refrigeração, sólidos que como mencionado, diminuem aqualidade do produto acabado, a vida da ferramenta e do próprio óleo solúvel, uma vez que os sólidos acumulados no tanque de óleo solúvel da máquina ferramenta propiciam o crescimento de bactérias e outras contaminações, causando inclusive odor desagradável e característico.

Atualmente, o compromisso das empresas em atender as legislações pertinentes ao meio ambiente e a ISO 14000, com a redução dosresíduos gerados, tem sido uma preocupação constante e uma busca incessante por sistemas de filtração que atendam a estas especificações. Normalmente os filtros de tecidos, como são conhecidos, têm sido substituídos, devido ao fato de gerarem material de descarte, que é o tecido propriamente dito impregnado com os sólidos metálicos, isto causa um grande problema ambiental, uma vez que durante o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Descarte de oleo
  • descarte correto de óleos e gorduas
  • Descarte de Óleo de Cozinha
  • O descarte de óleo residual
  • Projeto de sustentabilidade, Descarte de óleo
  • Descarte incorreto do oleo de cozinha
  • Descarte de óleo lubrificante
  • Descarte de Óleo Vegetal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!