Descarte de Óleo

Páginas: 5 (1031 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2013
Descarte e reutilização do óleo doméstico



1. Introdução

O artigo têm como tema principal o descarte e a reutilização de óleo doméstico, muito utilizado para fazer frituras, etc. Estes resíduos, se descartados incorretamente (como no ralo da cozinha), pode entupir canos e também danificar a tubulação. Quando descartado no solo causa a impermeabilização, impedindo a infiltraçãoda água. Isso destrói a vegetação e colabora para aumentar o drama das enchentes.
O acúmulo de óleo nas represas dificulta o sistema de tratamento da água chegando a impossibilitar a sua utilização para consumo humano.

De acordo com informações da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), um litro de óleo de cozinha tem a capacidade de contaminar cerca de 25 mil litros de água. Umaquantia, mesmo que pequena, do produto leva 14 anos para ser totalmente absorvida pela natureza.
Ao final do artigo, pretende-se que tem tenha sido esclarecida a importância do descarte e reutilização do óleo, para informar de uma forma clara e simples, para entendimento geral, o que o descarte de tais resíduos causa na natureza, como por exemplo, 1 litro de óleo pode poluir mais de vinte e cincomil litros de água, causando problemas na fauna e na flora destes habitats tão importantes, como também pode impermeabilizar o solo, impedindo a irrigação e a entrada de água na terra.


2. Metodologia

Para comprovar a impermeabilidade do solo contaminado com óleo, realizou-se o seguinte experimento:
Em duas garrafas pet construiu-se uma espécie de filtro feito de pedregulhos e terra. Emseguida colocou-se água para limpá-los. Em seguida colocou-se óleo em um deles. Esperou-se um dia para que o óleo aderisse a terra do filtro. No dia seguinte inseriu-se 250mL água em cada um dos filtros. Cronometrou-se o tempo que a água demorou para ser filtrada, anotou-se os volumes de água e óleo filtrados e o número médio de gotas por minuto.

Um método muito eficiente de reutilizar oóleo de cozinha usado é a produção de sabão. Abaixo, uma matéria explica passo a passo como fazer o sabão:
“Primeiro separe os ingredientes:
- 500mL de água;
-1 litro de óleo de cozinha (coado);
-250g de soda cáustica;
-detergente e sabão em pó (a critério).
Modo de preparo:
Coloque a água para ferver a aproximadamente 70º Celsius. Antes de levantar fervura, retire do fogo e adicione a água àsoda cáustica (mas mantenha distância e cuidado, pois podem ocorrer pequenas explosões de gases nessa fase do processo). Depois de misturados, os dois ingredientes, espere, sempre mexendo, até que a soda derreta. Depois de dissolvida, adicione o óleo de cozinha usado (deve estar coado – com esponja de aço ou peneira bem fina – para que não sobre nenhum resíduo). Continue mexendo até a misturaficar homogênea e um pouco mais grossa.
Durante o preparo, se preferir, pode acrescentar um pouco de sabão em pó, que ajuda a formar espuma, e sabão líquido, que deixa cheiroso e mais macio. Outra opção, segundo a engenheira Josenildes, é acrescentar também anilina, para dar coloração ao sabão.
A agitação do líquido deve ser feita entre 30 e 45 minutos, até que a mistura esteja um pouco maisgrossa. Depois de pronto, despeje o produto em qualquer assadeira que tenha em casa e que esteja forrada com saco plástico. Leve para o sol e espere secar. Ele fica consistente em torno de dois dias. Aguarde mais 10 dias para utilizá-lo.



Cuidados
Segundo Josenildes, dois cuidados importantes devem ser tomados no preparo do sabão. O primeiro é na mistura dos ingredientes, que deve ser feitaem vasilha plástica. E para mexer os ingredientes não pode ser utilizada colher de metal, e sim de madeira. Não se pode usar nada de metal em nenhum momento do processo, pois ele pode reagir com a soda cáustica, de acordo com a engenheira.”
Fonte: g1.globo.com

Além da criação de sabão, há outros métodos de reutilização do óleo de cozinha usado, como por exemplo, produção de resina para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Descarte de oleo
  • Descarte de óleos
  • descarte correto de óleos e gorduas
  • Descarte de Óleo de Cozinha
  • O descarte de óleo residual
  • Projeto de sustentabilidade, Descarte de óleo
  • Descarte incorreto do oleo de cozinha
  • Descarte de óleo lubrificante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!