DESCARGA DE CAPACITOR FISICA III UERJ

348 palavras 2 páginas
Descarga de Capacitor
Introdução
O dispositivo denominado Capacitor é formado por duas placas metálicas dispostas em paralelo separadas por um isolante (material dielétrico). Partindo deste pressuposto, um capacitor consegue armazenar uma quantidade de Energia que fisicamente chamamos de Capacitância.
Assim que a chave for fechada, o positivo da bateria retira elétrons da placa A e o negativo da bateria manda elétrons para a placa B. Assim que a tensão entre as placas do capacitor se torna igual à tensão da bateria não haverá corrente no circuito devido a que tensão do capacitor se opõe à tensão da bateria. Só terá corrente no circuito durante a carga do capacitor. O capacitor irá carregar instantaneamente. A corrente de carga será máxima no instante em que se liga a chave e será mínima (nula) quando a tensão no capacitor for igual à tensão da fonte.
Ao se fazer um curto-circuito nos terminais de um capacitor carregado, o mesmo irá descarregar instantaneamente. Para controlar o tempo de descarga liga-se um resistor em paralelo com o mesmo. A função do resistor R é controlar o tempo de descarga do capacitor e este depende diretamente do produto RC. Não passa corrente entre as placas do capacitor devido a que há um isolante entre as mesmas.
Materiais e Métodos:
1 Material utilizado: fonte, multímetro, fio com pinos, cronômetro , capacitor e voltímetro.
2 Esquema experimental:

3. Procedimentos Experimentais:
3.1) Montamos o circuito conforme desenho do roteiro na bancada 3;
3.2) Anotamos os tempos das voltagens, variando de 0,5V.
Resultado e Discussão
Vale ressaltar que a bancada utilizada foi a de número 3.
Tabela:

Gráfico:

Conclusão
Para a carga e a descarga tem-se uma função exponencial. No início do processo, a tensão varia rapidamente num pequeno intervalo de tempo e no final do processo, a tensão varia lentamente num grande intervalo de tempo. Quando aplicamos a um capacitor uma tensão acima da tensão de ruptura, elétrons “saltam” de uma placa

Relacionados