descar

Páginas: 5 (1179 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Discurso do Método

René Descartes foi um matemático, físico e filósofo francês. Muito conhecido como “o fundador da filosofia moderna” e o "pai da matemática moderna", sendo considerado um dos pensadores mais influentes da história do pensamento.
Descartes buscava um método que o permitisse obter mais conhecimento, que pudesse ser guiado apenas pela razão, porque a razão é segura econfiável. Nesta busca ele escreveu seu livro Discurso do Método em 1637, publicando suas descobertas.
O livro se divide em seis partes: a primeira fala um pouco sobre a ciência; na segunda ele apresenta os princípios para constituir uma boa vida; na terceira parte o autor justifica os princípios; a quarta parte é reservada à prova da existência de Deus e da alma do homem; a quinta parte é reservada àaplicação do método à ciência (medicina e física) e faz considerações finais sobre a diferença entre a alma humana e a alma dos outros animais, por fim, na sexta parte Descartes cita as causas que o levaram a escrever o livro e porque essas instruções são essenciais para o progresso do conhecimento.

1° Se baseia em uma discussão em relação à visão que as pessoas têm do seu próprio bom senso, eledescreve que o bom senso é igual em todas as pessoas. Em seguida tece várias considerações sobre as ciências. Nesta parte do discurso cita suas experiências no colégio e com os seus professores, e os livros que teve oportunidade de ler. Descartes abre mão de seus professores, abandona os estudos e passa o resto da sua juventude a procurar apenas a ciência que poderia encontrar nele mesmo ou nogrande livro do mundo. Decide viajar, visitando outros países, conhecendo outras culturas e maneiras de pensar, com o objetivo de conseguir o máximo de experiências possíveis, pois para ele isso traria mais oportunidades de encontrar a verdadeira e pura razão.

2° Descreve as principais regras para a prática científica:
Não aceitar algo como verdadeiro, sem que antes tenha prova como tal;
Repartirminuciosamente as dificuldades de forma a ter clareza delas;
Conduzir com ordem dos pensamentos, partindo das idéias mais simples às mais complexas;
Efetuar em toda parte relações metódicas tão completas e revisões tão gerais nas quais você tenha a certeza de nada omitir;
Confiando apenas na razão, individual e intemporal, ele diz que só é possível restaurar sua pureza e integridade desde quetudo que tenha sido aprendido seja excluído. Descartes diz que "o costume e o exemplo nos persuadem mais do que um conhecimento certo". Seguir um método corresponde, pois, a caminhar em direção determinada, quer dizer, com a consciência do fim a que se quer chegar. Descartes finaliza nesta segunda parte afirmando que de todos os que procuraram a verdade científica, só os matemáticos encontraram averdade, só os matemáticos encontraram, ou formularam, algumas demonstrações, ou seja, conseguiram demonstrar alguma coisa, com razões certas e evidentes.

3° Apresenta algumas das justificativas deste método.
Argumenta que tais ideias em geral são incertas e instáveis, sujeitas à imperfeição dos sentidos. Algumas, porém, se apresentam ao espírito com nitidez e estabilidade, e ocorrem a todas aspessoas da mesma maneira, independentes das experiências dos sentidos, e isto significa que residem na mente de todas as pessoas e são inatas. Diz ele que criou para si mesmo uma moral provisória, que consistia apenas em três ou
quatro máximas, a saber: a primeira era obedecer às leis e aos costumes de seu país,
mantendo-se na religião na qual Deus lhe concedera a graça de ser instruído; asegunda máxima consistia em ser o mais firme e decidido possível em suas ações, e em não seguir menos constantemente do que se fossem muito seguras as opiniões mais duvidosas; a terceira máxima era a de procurar sempre antes vencer a si próprio do que ao destino, e de antes modificar os seus desejos do que a ordem do mundo; por fim, decidir passar em revista as diferentes ocupações que os homens...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rene descares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!