desbiolização da paternidade

9101 palavras 37 páginas
CDD 3 4 6 .0 1 7
CDU 3 4 7 .6 3 3

Desbiologização da Paternidade'1'
JO A O B A P T IS T A V IL L E L A **

S U M A R IO : 1 — A p a te r n id a d e e n tr e a n a t u r e z a e a c u l t u r a . 2 — P ro c ria ç ã o e p a te rn id a d e , c a te g o r ia s d i s t i n t a s . 3 — O q u id d a p a te r n id a d e . 4 — V isã o b io ló g ica d a p a te r n id a d e e apelo à s u a tr a n s c e n d ê n c ia . 5 •— A p a te r n id a d e e a n o v a fa m ília . 6 — D e sb io lo g iz a ç ã o d a p a t e r n id a d e : f a t o e v o c a ç ã o .
R E S U M O : A p a te r n id a d e e v i s i m e s m a n ã o é u m fa to da n a tu r e z a , m a s u m fa to c u ltu r a l. E m b o r a a c o a b ita ç ã o se x u a l, de que p o ssa r e s u lta r g r a v id e z , s e ja fo n t e de re sp o n sa b ilid a d e c ivil, a p a te rn id a d e , e n q u a n to ta l, só n a sc e de u m a d ecisã o e sp o n tâ n e a .
T a n to no re g is tr o h istó rico , co m o no te n d e n c ia l, a p a te r n id a d e resid e a n te s no se rviço e n o a m o r q u e n a p ro c ria ç ã o . A s tr a n s fo rm a ç õ e s m a is r e c e n te s p o r q u e p a sso u a fa m ília , d e ix a n d o d e s e r u n id a d e d e c a r á te r eco n ô m ico , so c ia l e re lig io so p a r a s e a fir m a r fu n d a m e n ta lm e n te co m o g ru p o d e a fe tiv id a d e e c o m p a n h e ir ism o , im p r im ir a m c o n sid erá vel re fo rço ao e s v a z ia m e n to b io ló g ico d a p a te rn id a d e .
N a adoção, pelo se u c o n te ú d o e le tiv o , te m - s e a p r e fig u r a da p a te r n id a d e do fu tu r o , qu e ra d ic a e s se n c ia lm e n te n a id é ia de lib erdade.
D E S E N V O L V IM E N T O

1 — A PATERN IDAD E ENTRE A N ATU REZA E A
CULTURA
Terá sido a precedência histórica da natureza sobre a cultura que fez da paternidade, desde os tempos mais remotos, um conceito primária quando não prevalentemente biológico.
* C o n fe rê n c ia p ro n u n c ia d a a 9 de m a

Relacionados