Desastres

Páginas: 2 (372 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2014
Exposição do Problema

Uma das maiores catástrofes ecológicas do mundo, um vazamento de dioxina contaminou cerca de 320 hectares, atingindo milhares de pessoas e animais, em Seveso, na Itália.Conhecida como TCDD, a dioxina é mil vezes mais tóxica do que o composto letal cianeto de potássio (cianureto). Apenas 200 gramas desse veneno foram capazes de contaminar 2200 toneladas de terra.
Apalavra Dioxina, até então não conhecida pela população, foi citada apenas após nove dias do acidente, quando começaram a ser hospitalizadas crianças com diarreia, enjoos e irritação na pele.
Em média1.800 hectares de terra estavam contaminados e as mortes se espalhavam entre os animais. O solo teve de ser removido por causa da contaminação e lacrado em duas bacias de concreto do tamanho de umestádio de futebol. O conteúdo do reator era tão grande que foi preciso utilizar 41 galões para tratamento final.
A interdição da fábrica somente foi decretada após a nuvem havia atingido cerca de 30 milmoradores da redondeza.

Por que Houve?

Na fábrica era necessária uma mistura dos três componentes químicos em um reator de: tetraclorodibenzeno, etilenoglicol e hidróxido de sódio. Quando asválvulas estavam abertas era necessária a presença de controladores para o controle quando o reator estivesse completo, neste caso, o fechamento das válvulas mantinha o reator aberto. A mistura reagia eliberava calor (reação exotérmica), que causava a elevação no reator. A diminuição da temperatura somente era feita manualmente.
No dia do acidente, 10 de julho de 1976, um sábado, na fábrica nãohavia operador e erroneamente os três componentes foram deixados em um dos reatores da empresa. A reação espontânea logo elevou a pressão e temperatura no reator. O painel de controle indicou anecessidade de refrigeração, porém tinha que haver um funcionário para fazer manualmente e assim, com a elevação da pressão a válvula se rompeu automaticamente e a dioxina foi liberada para a atmosfera....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desastres
  • Desastres Naturais
  • Desastres naturais
  • Calamidades e Desastres
  • Desastres Ambientais
  • Desastres naturais
  • desastres naturais
  • desastres naturais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!