Desastre no japão

Páginas: 7 (1677 palavras) Publicado: 24 de abril de 2011
E.E.E.F.M. “Liceu Muniz Freire”

Nomes: Gabrielly, Karina, Pâmela Romanelli, Tâmara, Elisângela, Letícia, Iacha, Mayara, Guilherme, Ademir.
Serie: 3º m2

Cachoeiro de Itapemirim, E.S – 20 de Abril de 2011
Introdução
Desastre no Japão, você não encontrará nada relacionado com biologia. Mas se você analisar que se toda a radiação desses reatores se espalharem pelo ar e pela água uma grandeparte da fauna e da flora japonesa irá morrer e até os seres humanos. Logo essa liberação de MOX no meio ambiente será prejudicial tanto para os animais quanto para os humanos.
Poluição na Água
O governo do Japão aconselhou a população da cidade de Fukushima a não beber água da torneira por causa do iodo radioativo. As autoridades japonesas relataram alguns progressos na tentativa de controlaros danos aos reatores nucleares, mas a crise está longe de terminar com a descoberta também de vegetais contaminados por radiação. O Ministério da Saúde do Japão anunciou que os testes detectaram quantidades excessivas de elementos radioativos em crisântemos e outros vegetais.

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) disse que houve uma evolução positiva na Usina Nuclear de Fukushima.A segurança dos alimentos e da água é motivo de preocupação também para a Aiea. "Em algumas áreas, leite e alguns produtos frescos, como espinafres e cebolas, têm um nível [de radiação] significativamente acima do que está estabelecido no Japão como seguro", afirmou o cientista.

Contaminação
Como precaução, cerca de 140 mil pessoas foram evacuadas da área nos arredores de Fukushima. Crickdisse um colapso parcial da usina de Three Mile Island, nos Estados Unidos, em 1979 - considerado um acidente mais grave do que o do Japão, em escala internacional - liberou pouca radiação.
"Muita gente achou que tinha ficado exposta depois de Three Mile Island," disse ele. "Os níveis de radiação eram detectáveis, mas, em termos de saúde humana, não foi nada." A radiação pode causar câncer. AOrganização Mundial de Saúde (OMS) também disse que o risco à saúde pública das usinas atômicas do Japão continua "muito baixo." O terremoto e tsunami devastadores podem ter matado dez mil pessoas.
O Órgão Meteorológico do Japão anunciou que os ventos na área mudariam de sul a oeste na noite de domingo, soprando de Fukushima em direção ao Oceano Pacífico. "A direção do vento é ideal para as pessoasno Japão. Estará soprando na direção do Pacífico," disse Lennart Carlsson, diretor Segurança de Usinas Nucleares da Suécia. "Eu não acho que não vai haver nenhum problema para outros países."
O acidente de Chernobyl foi descoberto quando a radiação foi detectada na usina nuclear Forsmark, na Suécia, mais de um dia após da explosão. Moscou ainda não havia reconhecido publicamente o acidente. Omaior terremoto já registrado do Japão atingiu o país na sexta-feira e paralisou o sistema de refrigeração reserva de Fukushima, ao norte de Tóquio, causando um acúmulo de calor e pressão. Uma explosão ocorreu na usina no sábado.
As conseqüências
Efeitos da radiação variam de acordo com a quantidade e com os órgãos atingidos
Câncer, hemorragia, problemas digestivos, infecções ou doenças autoimunes:o impacto da radiação nuclear, potencialmente devastador, varia dependendo da dosagem.
Em grandes doses, existe uma relação direta entre a quantidade de radiação recebida e a patologia induzida. As contaminações brutais, como aquelas provocadas pelas bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, podem causar problemas durante décadas.
Os efeitos biológicos variam também segundo a natureza daradiação e os órgãos atingidos (ovários ou testículos são considerados 20 vezes mais sensíveis do que a pele) pelo câncer ou pela via de absorção (oral ou cutânea) e a suscetibilidade individual (capacidade de reparar o DNA).
No Japão, nuvens invisíveis carregadas de elementos radioativos (iodo, césio) são expelidas pela usina nuclear danificada de Fukushima e se deslocam em função da meteorologia e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O desastre
  • desastre
  • japao
  • Japao
  • Japão
  • japao
  • Japão
  • Japão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!