Desafiosetembro

602 palavras 3 páginas
Anhanguera

Serviço Social – Psicologia e Serviço Social 1- Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social 2

Cláudia Lisboa da Silva: 8743163794

Tutora: valéria rossi lourenço (EAD)

São Paulo
15/04/2

O assistente social é uma profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho possui funcionalidade na gestão das tensões sociais em seus espaços sócios ocupacionais.
Principio: a emancipação da sociedade através dos direitos sociais dos usuários por meio das políticas públicas. O contexto atual exige do assistente social na área da (UBS) uma capacitação permanente e um olhar crítico sobre a realidade social. Por isso a necessidade de uma atuação profissional que venha materializar o projeto ético político. Os assistentes sociais devem lutar contra a ordem social vigente buscando uma nova ordem societária.
Projeto ético político construído, no contexto histórico dos anos 1970 1980, num processo de redemocratização da sociedade Brasileira rompe com o conservadorismo buscando uma nova direção social em defesa da sociedade enfrentando desigualdades sociais O projeto ético- político-profissional do assistente social vem sendo consolidado historicamente, buscando responder as necessidades de posicionamento da categoria, diante das transformações econômicas, sociais, culturais e políticas em curso na sociedade.
É estruturado pelo:
_ Compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.
_ Vincula se a um projeto societário, que propõe a construção de uma nova ordem social.
É legitimado pelos seguintes pontos:
_ Diretrizes curriculares;
Código da ética profissional de 1993, lei da regulamentação da profissão.
Atuando na área da saúde o serviço social constitui se em grupo de trabalho pelo conselho federal (CFESS) em 2008 que incorporou nas suas discussões e sistematizações as deliberações do 36º 37º encontro nacional CFESS/CRESS.
Sua atuação no terceiro item se inicializa nas atribuições e

Relacionados