DESAFIOSDASUSTENTABILIDADENACONSTRUcaO 1

3335 palavras 14 páginas
CAPÍTULO 22

DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO

1 INTRODUÇÃO

Vive-se o momento da sustentabilidade!
Em todo o planeta, é grande a pressão para que as questões sociais e ambientais, na sua mais ampla abrangência, estejam presentes nas discussões e nos debates que envolvam o desenvolvimento dos povos e países.
As preocupações maiores se localizam nas desigualdades entre as populações que se formaram ao longo dos tempos e nas agressões ao meio ambiente representadas, sobretudo, pela ação predatória do homem.
Cientistas em todos os cantos do mundo, organizações não governamentais
(ONGs) cada vez mais especializadas, e associações e entidades oficiais ou não, regionais ou internacionais, que reúnem especialistas e interessados, todos conscientes da responsabilidade que tem-se com a justiça entre os povos e o futuro da terra, dedicam cada vez mais tempo e recursos para estudar e pesquisar estes temas e orientar a sociedade no rumo correto daquilo que imaginam ser o equilíbrio do desenvolvimento, do meio ambiente e das relações humanas. Neste contexto, uma das áreas que tem merecido especial atenção é a indústria da construção.
E alguns fatores pesam bastante para que o setor seja sempre objeto de análise e crítica. Destacam-se, entre outros:
1.

O setor consome grandes quantidades de recursos naturais, tendo por isso uma responsabilidade direta sobre a situação ambiental.

2.

É responsável pelo consumo intenso de energia elétrica e água na fase de fabricação dos materiais que utiliza, e na etapa de produção das obras e, principalmente, durante a longa vida útil dos edifícios – manutenção e operação – o que representa a maior parte do consumo.

3.

Por fim, também é responsável por altos níveis de emissão de gases de efeito estufa (GEE), especialmente o dióxido de carbono (CO2).

Em relação à energia elétrica, a situação pode se agravar, dependendo da matriz energética que se utiliza. No caso do Brasil, por ter a melhor e mais limpa matriz do mundo, baseada

Relacionados