Desafios e utopias no ensino de geografia

Páginas: 5 (1162 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
DESAFIOS E UTOPIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA


-------------------------------------------------
KAERCHER, Nestor André. Desafios e Utopias no ensino de Geografia. 3ª ed.- Santa Cruz do Sul: UDUNISC, 1999. Cap.4 e 6.

CAPITULO 4
GEOGRAFIA: LIMITES-ENTRAVES E POSSIBILIDADES-UTOPIAS
Penso que a Geografia pode contribuir na criação de uma sociedade mais livre. Mas num primeiro momento gostariade falar como vejo a situação atual da Geografia[...]. E minha pesquisa veio, infelizmente, mostrar quão presente ainda está essa visão tradicional de Geografia nas mentes da garotada e , por conseguinte, na escola brasileira.(Kaercher,1999,p.63,grifos do autor)
Na busca de um conhecimento que extrapole as rígidas fronteiras disciplinares[...].Busco, portanto, sair da estreita ligação daGeografia que trata apenas do espaço, como se fosse um mero depositários, reflexo das ações humanas. Para tratar de assuntos intrinsecamente polêmicos e políticos, a Geografia pode gerar um sem numero de situações-limite, quebrando-se assim a tendência secular de nossa escola como algo tedioso e desligado do cotidiano.( Kaercher,1999,p. 64-65)
4.1 Breve histórico
“A Geografia foi criada, como ciênciaautônoma[...], na segunda metade do século dezenove[...]. Claro que o conhecimento empírico do seu espaço foi feito pelo homem diariamente[...]”.(Kaercher,1999,p.66)
“Basta lembrar o trajeto que fazemos ao sairmos de casa até o nosso trabalho : exige um mapa mental, praticamente incorporado de maneira mecânica no nosso cérebro.” (Kaercher,1999,p.66)
O homem levou milhares de anos parasistematizar a reflexão sobre este tipo de conhecimento e, há pouco mais de cem anos, criar as primeiras cátedras de geografia em universidades europeias, mais especificamente. O homem faz seu espaço diariamente e nem por isso acha que esta fazendo Geografia. Muito menos se põe a pensar sobre ele. Uma outra área em que o conhecimento do espaço é fundamental para o sucesso em suas atividades é o campo daguerra. Os militares sempre foram exímios cartógrafos e não é por acaso que, por muito tempo, a elaboração de mapas foi de exclusiva competência das forças armadas. (Kaercher,1999,p.66-67,grifos do autor)
“Não é a toa que a Geografia ganha impulso na época em que as potencias europeias se lançam na conquista de novos mundos e na partilha de colônias, sobretudo na África eÁsia[...]”.(Kaercher,1999,p.67)
Quem de nos já não viu [...], a presença constante de grandes mapas por trás de generais e estadistas que decidem o futuro de seus soldados e cidadãos? Ou, saindo dos grandes lideres, quem conseguiria imaginar qualquer administração municipal fazendo a cobrança de impostos se não tivesse uma boa e atualizada carta de seu município podendo localizar cada economia particular?(Kaercher,1999,p.67)
“E os censos? Pouco diriam que não se trata de Geografia. Mas mantemos com os dados que dele saem uma postura bem ingênua: meras informações, curiosidades.” (Kaercher,1999,p.67, grifos do autor)
Como lançar produtos no mercado se a empresa não possui um bom levantamento acerca das possibilidades da população consumidora? Uma das palavras mais associadas a Geografia, é a região,[...]. Nãoquero dizer com isso que é a “Geografia que planeja o capitalismo” mas, reafirmar a essência intrinsecamente politica da Geografia. (Kaercher,1999,p.67-68, grifos do autor)
“No Brasil a renovação ganhou impulso somente muito recentemente, com o abrandamento da ditadura militar, instaurada pelo Golpe de 64.Ali fez-se veemente critica á Geografia tradicional e despolitizada.” (Kaercher,1999,p.69)
4.2.As aulas de Geografia
Não é por acaso, que a maioria de nós se lembra das aulas de Geografia[...], porque a única qualidade que se exigia do aluno era uma boa capacidade de memorizar nomes de acidentes geográficos. Uma consequência muito simples disso é que a “Geografia não pode reprovar ninguém, pois só exige memorização”. Qualquer semelhança com outras disciplinas da área humanística não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Facebook no ensino de Geografia: desafios e possibilidades
  • O Ensino da Geografia
  • Geografia Regional e Ensino de Geografia
  • Ensino de Geografia
  • o ensino de geografia
  • O ensino da geografia
  • O ensino de Geografia
  • ensino da geografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!