Desafios e possibilidades

Páginas: 16 (3873 palavras) Publicado: 13 de maio de 2013
Escolas de Período Integral: Desafios e Possibilidades. [1]






Resumo


O presente trabalho aborda alguns elementos que poderá contribuir no desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças inseridas em tempo integral na educação infantil. O estudo tem por objetivo fazer uma reflexão das escolas de período integral que precisam priorizar a qualidade e eficácia doatendimento dessas crianças, pois se a instituição não for bem organizada poderá causar rupturas no desenvolvimento das crianças aumentando assim a responsabilidade inerente das instituições escola e família que devem se complementar, se enriquecer no intuito de favorecer a formação da criança.


Palavras-chave: Período integral; aprendizagem; família x escola.INTRODUÇÃO


O presente artigo discute os desafios e possibilidades para o desenvolvimento cognitivo e afetivo de crianças que permanecem período integral na escola.
A realidade da rotina na escola de período integral nos remete a diversos desafios e os estudos nos fazem refletir sobre essa educação que enfrenta dificuldades em estabelecer projetos de acordo com as necessidades dessascrianças.
Contudo observamos a diferença de comportamento entre crianças de período integral e de meio período. As de período integral ficavam mais chorosas e sonolentas, em relação aos alunos de meio período que estavam mais interessados e atentos as atividades.
Diante destas inquietações em relação as nossas observações na escola pensamos no desafio em propiciar um espaço onde à escola e oeducador pudesse melhorar o atendimento para os alunos que permanecem em período integral, e que com nossas pesquisas possamos contribuir com a escola possibilitando um atendimento de qualidade para as crianças.
De acordo com RCNEI (BRASIL, 2006) estes horários estendidos devem significar sempre maiores oportunidades de aprendizagens para as crianças e não apenas a oferta de atividades parapassar o tempo ou muito menos longos períodos de espera.
O período integral surge como uma necessidade de oferecer a criança uma gama grande de atividades sem que ninguém precise buscá-la de um lugar e levá-la a outro, atividades esportivas, educacionais e artísticas aparecem como bons e importantes complementos da rotina de estudos, mas na pratica vimos que isso não acontece.Partindo desse ponto observamos que se a escola não for bem organizada para atender estes alunos pode causar rupturas no seu desenvolvimento cognitivo e afetivo. As instituições de ensino e alguns responsáveis optam pelo atendimento de período integral corriqueiramente a partir da carga horária do seu trabalho profissional, essa realidade é compreendida, mas a criança necessita de amor e compreensão parao desenvolvimento pleno e harmonioso da sua personalidade; sempre que possível, deverá crescer com o amparo e sobre a responsabilidade de seus pais, mas em qualquer caso, em um ambiente de afeto e segurança moral e material.
Este artigo abordará assuntos relacionados ao período integral como: A importância da qualificação e habilidades do educador que atua no período integral, aparticipação da família na escola auxiliando no desenvolvimento do aluno, a falta de estrutura especifica para os alunos de período integral e a busca continua para um atendimento de qualidade para os educandos poderá contribuir para sabermos mais e entender sobre esta realidade, e o que poderia ser feito para contribuir para o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças que ficam período integral naescola.




O educador do período integral


Durante a pesquisa de campo na escola de período integral onde atualmente tem 30 alunos que passam o dia inteiro na escola, podemos observar que o educador tem dificuldade em ocupar o tempo em que o aluno não esta na sala de aula, nesta escola crianças de 2 a 5 anos passam grande parte do dia juntas e devido a diferença de idade percebemos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EAD: Caminhos, possibilidades e desafios
  • Gestão escolar : desafios e possibilidades
  • Educação do adolescente: desafios e possibilidades
  • Juventudes de crateús
  • Desafios e possibilidades no ensino superior
  • Musica: desafios e possibilidades (projeto)
  • Indisciplina, possibilidade e desafios
  • SUPERVISÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!