Desafios e horizontes do serviço social como protagonistas da qualidade de vida dos idosos

Páginas: 16 (3872 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BAURU
Mantido pela Instituição Toledo de Ensino
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

FÁBIO BARBOZA SILVA DE OLIVEIRA

PROJETO DE PESQUISA:

DESAFIOS E HORIZONTES DO SERVIÇO SOCIAL COMO PROTAGONISTA DA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS.

BAURU
2012

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BAURU
Mantido pela Instituição Toledo de Ensino
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

FÁBIO BARBOZASILVA DE OLIVEIRA
RA: 31003846

PROJETO DE PESQUISA:

DESAFIOS E HORIZONTES DO SERVIÇO SOCIAL COMO PROTAGONISTA DA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS.

Projeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro Universitário de Bauru, Mantido pela Instituição Toledo de Ensino, sob a orientação da Profa. Me. Gerceley Paccola Minetto.BAURU
2012
1 TEMA
“Desafios e horizontes do Serviço Social como protagonista da melhoria na qualidade de vida dos idosos”.

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A pesquisa buscará apontar os desafios e horizontes do Serviço Social, como protagonista para a melhoria da qualidade de vida dos idosos, junto aos participantes do Grupo Eternos Jovens de Bauru, do Centro de Interação Social - (CITE), noperíodo de fevereiro de 2012 a outubro de 2012.

3 OBJETO DE ESTUDO
Desafios e perspectivas do Serviço Social para melhoria da qualidade de vida dos idosos.

4 PROBLEMA
Quais os desafios e perspectivas do Serviço Social, na contemporaneidade, como protagonista da melhoria na qualidade de vida dos idosos?

5 HIPÓTESE
O desafio que o Serviço Social tem no desempenho de suas açõesprofissionais com os idosos é a efetivação de uma prática profissional que consolida a liberdade como valor ético central, o que implica desenvolver o trabalho para reconhecimento da autonomia, emancipação e a plena expansão da população idosa, reforçando princípios e a defesa intransigente dos direitos sociais dessa população. Utilizando, no agir profissional um embasamento teórico e metodológico,técnico e operativo, além da ética profissional, para a realização das ações individuais e coletivas, que farão com que o envelhecer saudável dessa população seja efetivado com dignidade e segurança, considerando que os usuários devam ser sujeitos ativos desse processo, em detrimento de sua exclusão social imposta pelo sistema capitalista, que estabelece normas e padrões sociais pondo à margem apopulação idosa e produzindo uma dicotomia entre os indivíduos, reafirmada pela mídia e publicidade.
Acredita-se que é mediante a compreensão da dimensão política da profissão que os assistentes sociais desenvolvem e utilizam os seus instrumentos de trabalho de modo mais crítico, sendo capaz de fazer as devidas mediações, consciente das limitações profissionais e das possibilidades de serealizar conquistas e construir novas ações no cotidiano, com embasamento teórico e metodológico.
O trabalho com idosos é uma demanda emergente do assistente social. Trabalhar a exclusão social devido à idade requer competência para o entendimento das mudanças que o idoso vivencia durante essa nova fase, atendendo a totalidade dessa população, que envolve o âmbito social, biológico e psicológico dosujeito idoso. Quando o assistente social insere-se como profissional responsável por um grupo de idosos, esse necessita ter a capacidade de realizar ações que não apenas supram as necessidades de lazer da pessoa idosa, de ocupação de seu tempo livre, mas é necessário ter um olhar inovador e trabalhar o idoso em sua totalidade, proporcionando o desenvolvimento social, psicológico e biológico dessapopulação, considerando-os como sujeitos do processo.

6 OBJETIVOS
6.1 Geral
Revelar os desafios e perspectivas do Serviço Social com operacionalização de sua prática, que propicie melhor qualidade de vida aos idosos.

6.2 Específicos
* Identificar os desafios e perspectivas que o Serviço Social possui na operacionalização de prática junto aos idosos.
* Apontar as ações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Envelhecimento ativo : desafio dos serviços de saúde para a melhoria da qualidade de vida dos idosos
  • QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO: O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL NO HOSPITAL DR. PLATÃO ARAÚJO
  • O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DO IDOSO
  • O serviço social & qualidade de vida na terceira idade.
  • serviço social e setor privado qualidade de vida do trabalhador
  • Qualidade De Vida Apoio Social E Depress O Em Idosos Rela O Com Habilidades Sociais
  • A Qualidade de Vida dos Cuidadores de Idosos.
  • Qualidade de vida do Idoso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!