Desafios do Serviço Social na era da Globalização

Páginas: 7 (1567 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014
FADERGS - FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO SUL
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL





BRUNA CARVALHO DE OLIVEIRA
MARILIA PEREIRA DE OLIVEIRA
RAQUEL CRISTINE BOTTENE
ROSANE CONCEIÇÃO FELIX DA SILVA
SILVIA LINAE RODRIGUES DA SILVA







DESAFIOS DO SERVIÇO SOCIAL NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO










PORTO ALEGRE / RS
2014


O texto nos traz uma análise dasrelações em que o serviço social vem se desenvolvendo, se modificando, onde estamos inseridos num mundo em que o capitalismo financeiro predomina. Obtendo um mundo mais capitalista e que mudou o papel do Estado e as condições da cidadania, que assegurava os direitos e serviços sociais universais. Numa Visão Dominante o individuo tem que buscar a sua sobrevivência sem contar mais com mais com osfundos públicos que já lhe davam esse direito, mas no final do século, as coisas mudaram a defesa dos direitos e da lei como um porto seguro e a atuação do serviço social estão sendo revista pela valorização e esta sendo foco do trabalho social no individuo e não mais como direito. Essa mudança esta acontecendo na prática profissional, para que tenham motivação para competir, por si mesmo, no mercadoe ter seus meios de vida. Tendo como implementação de valores e pensamentos para responsabilização.
O mundo inteiro esta envolvido num processo de questões que envolvem economia, políticas, cultura e deste processo sofre consequências como ex.: desvalorização de moedas, fusão de fábricas, sindicalismos etc..
“tudo que é sólido se desmancha no ar” – Karl Marx, Manifesto do Partido Comunista-1845.
Como diz o texto de Karl Marx, as mudanças foram provocadas pela revolução industrial capitalista, trazendo o contrato salarial, a produção em série, a expulsão do homem do campo etc.., cada crise do capitalismo se manifesta de forma diferente e quem sofrem com essas consequências são os trabalhadores com o aumento que gera de desemprego, fome, desproteção de direitos. O mercado estaexigindo cada vez mais e ofertando cada vez menos, e cada crise do capitalismo está de forma diferente, se bem quem paga a conta maior são os trabalhadores.
No ano de 1960, os 20% os mais ricos no mundo guardavam 30% da renda, transpondo esta porcentagem a 74% em 1998. Vinte por cento (20%) dos países mais ricos detêm 86% do pib Global. Já os 20% mais pobres ficavam com 1%. Tendo um sobrecarregamentonas produções nas indústrias e gerando problemas econômicos na globalização, com as reduções de taxas de lucros e levando a crise de estagnação nos anos 70. A Superprodução foi acompanhando a queda de consumo pelo controle de salários levando os estados que permitiram o financiamento de empresas com baixa produtividade.
Já no Capitalismo norte americano não teve só a economia estruturada e sima politica e o militarismo que desenvolveu sua supremacia através de uma rede de empresas. O Banco Central do Estado Unidos tem um forte poder de influência na economia num contexto geral.
A Globalização nos fluxos financeiros não só propiciou as transferências de propriedades, o desemprego e a desvalorização dos patrimônios, e teve uma solapa e mina as moedas nacionais como seus ataquesespeculativos como aconteceram na Ásia em 1997, na Rússia em 1998 e no nosso querido Brasil em 1999. No Brasil e na América Latina a telefonia foi privatizada para os Alemães, Espanha, Inglaterra, Portugal, Itália, França e para os Americanos, ou seja, o nosso Brasil está fatiado em multinacionais da telefonia. O Mapa esta sendo ou já foi redesenhado, não só pelo fato das guerras ou separações de etnias,mas pelas multinacionais, as novas tecnologias de consumo como a internet, telefonia celular aproximam as pessoas e solidificam a comunicação, mas também mostram as desigualdades sociais. Temos, assim, a hegemonia norte-americana que impõe ao mundo as privatizações, os grandes monopólios, a circulação financeira veloz, as fusões entre as grandes empresas e uma oferta maior de sub-empregos, onde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A globalização e o Serviço Social
  • Desafio 01
  • DESAFIO PROFISSIONAL SERVIÇO SOCIAL
  • SERVIÇO SOCIAL, HISTÓRIA E DESAFIOS.
  • os desafios do serviço social
  • o desafio do serviço social na atualidade
  • Desafio Profissional
  • Desafio Profissional Serviço Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!