Desafios do profissional da informação que atua em bibliotecas universitárias brasileiras frente as novas tecnologias da informação e comunicação

Páginas: 18 (4470 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2012
DESAFIOS DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO QUE ATUA EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO




RESUMO

A chamada Era da Informação, caracterizada pela capacidade de se obter e compartilhar informações, instantâneamente e de qualquer lugar, determina uma nova forma de organização da Sociedade em todos os seus seguimentos. Em virtudedisso, no Brasil e no mundo, constata-se atualmente uma grande mudança na função e no perfil dos profissionais da informação, especialmente aqueles que atuam em bibliotecas universitárias. O presente artigo pretende elucidar o papel dos profissionais que atuam nesses ambientes tendo como foco os desafios criados pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação que se apresentam. Sãoabordadas algumas das habilidades necessárias ao moderno profissional da informação nesse novo ambiente.


Palavras-chave: Profissionais da informação. Bibliotecas universitárias. Tecnologias da In-
formação e Comunicação.


1 Introdução

Há alguns anos a Ciência da Informação vem evoluindo rapidamente trazendo novos desafios aos profissionais que atuam nessaárea em função do constante aparecimento e evolução das tecnologias de comunicação. Nesse contexto, informação e conhecimento tornam-se recursos cada vez mais valiosos para que Organizações públicas e privadas alcancem suas metas.
As bibliotecas universitárias e consequentemente os profissionais que nelas atuam, passam por uma fase importante, onde novas frentes de trabalho surgem a cada dia.Faz-se necessária uma investigação sobre essas novas competências a serem desenvolvidas a fim de diversificar e ampliar a prestação de serviços.
O crescente desenvolvimento das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) desencadeia o surgimento de novas formas de captura, armazenamento, recuperação e disseminação da informação. As bibliotecas tornaram-se então as principais fontes deinformação e espera-se que os bibliotecários, da melhor maneira possivel, reconheçam esse novo ambiente e se adaptem às mudancas de paradigmas, não somente no que diz respeito à estrutura física da biblioteca, mas também no perfil do usuário e no seu próprio papel de mediador, que deve facilitar ao máximo a interação entre a comunidade acadêmica e as fontes de informações registradas.
Diantedeste cenário, o presente estudo procura analisar a influência das novas tecnologias nas bibliotecas universitárias e como os profissionais da informação devem desempenhar sua função de forma a atender as expectativas de seus clientes, aqui chamados de usuários.
Por tratar-se de estudo bibliográfico, como metodologia foram pesquisados na literatura das áreas de Biblioteconomia e Ciência daInformação os apontamentos necessários que auxiliaram no desenvolvimento do tema.
O artigo aborda inicialmente o cenário em que se encontram as bibliotecas universitárias no contexto da Era da Informação. A seguir foi analisado o papel do profissional da informação diante dos desafios que se apresentam nesse novo ambiente. Em seguida apresenta-se brevemente a expectativa dos usuáriosfrente a essas mudanças e finaliza-se com a apresentação do pensamento de uma das mais competentes profissionais da área na atualidade: Profa. Dra. Rosaly Favero Krzyzanowski, Bibliotecária e Especialista em Ciência da Informação na Área da Saúde.

2 A Biblioteca Universitária na Era da Informação

Antes de abordar o papel dos profissionais da informação, torna-se necessário falar do ambientede transição da Era Industrial para a Era da Informação em que os bibliotecários estão desenvolvendo suas atividades. Na maioria dos países industrializados, atesta-se que cerca da metade de sua força de trabalho está envolvida em atividades de informação. Torna-se claro que a informação e os profissionais ligados à sua captação, armazenamento e disseminação são cada vez mais importantes na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Novas Técnologias de Informação e Comunicação
  • As novas tecnologias da informação e comunicação
  • A EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
  • As novas tecnologias de informação e comunicação (tic’s)
  • didática e novas tecnologias de comunicação e informação
  • Ntcis
  • ARTIGO NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMACAO E COMUNICACAO
  • Tecnologia da Informação e Comunicação em Bibliotecas, Museus e Arquivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!