“DESAFIOS DA WEG NO MERCADO”: Análise da Produção e Logística Organizacional

Páginas: 13 (3091 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013










































































SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. estudo DO CASO: 4
REFERÊNCIAS 13
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo principal o estudo da trajetória de sucesso de uma empresa do setor de motores elétricos fundada no nordeste catarinense, em 1961,que alcançou reconhecimento mundial em qualidade de sua marca num período de 50 anos, o que deve servir para aprimorar o conhecimento adquirido nas disciplinas do 4º. Período do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, que são as seguintes: Administração da Produção, Simulação Empresarial, Cadeia de Suprimentos e Introdução à Logística, integrando conhecimento teórico à prática.
Oestudo do caso nos possibilita conhecer aspectos relevantes de uma administração estrategista, altamente eficiente, focada no atendimento das necessidades do cliente, o gerenciamento da cadeia de suprimentos, visão de futuro do empreendedor reconhecendo necessidades, oportunidades, a importância dos investimentos no momento certo, etc.
O texto intitulado: “Desafios da Weg no mercado chinês”,preparado por Diego Pautasso e Américo Ribeiro Mendes Netto, da ESPM-RS, descreve desde a criação da empresa por um eletricista, um administrador e um mecânico, em 1961, passando por cenários políticos e econômicos de cada década, a postura da empresa frente a cada novo desafio até a inserção da Weg no mercado internacional como marca e referência de qualidade mundialmente reconhecidos.





2.estudo DO CASO:
2.1 – Questão 1. A Weg implantou um Programa de Melhoria Contínua (PMC). Melhoramento da produção é uma decisão estratégica. Descreva o Ciclo PDCA, as técnicas de melhoramento da produção e os tipos de manutenção industrial.

Descrevendo o Ciclo PDCA – O Ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão de qualidade que facilita a tomada de decisões visando garantir o alcance das metasnecessárias à sobrevivência dos estabelecimentos e, embora simples, representa um avanço sem limites para o planejamento eficaz. A sigla é formada pelas iniciais:
P, de Plan – Planejar
D, de Do – Fazer, Executar
C, de Check – Checar, Verificar
A, de Act – Agir
Assim sendo, o planejamento começa pela análise do processo. Várias atividades são realizadas para fazermos uma análise eficaz:levantamento de fatos, levantamento de dados, elaboração do fluxo do processo, identificação dos itens de controle, elaboração de uma análise de causa e efeito, colocação dos dados sobre os itens de controle, análise dos dados, estabelecimento dos objetivos. A partir daí, é possível iniciar a elaboração de procedimentos que garantirão a execução dos processos de forma eficiente e eficaz. Na fase seguinte, ofazer, executar, colocam-se em prática o que os procedimentos determinam visando atingir o sucesso. Para isso, é necessário que as pessoas envolvidas tenham domínio completo de suas atividades e sejam competentes para executá-las. No checar, verificar, verifica-se se os procedimentos foram entendidos, se estão sendo corretamente executados e se a demonstração foi abstraída. A verificação é umprocesso contínuo. E por último, se durante a verificação for encontrada alguma anormalidade que esteja prejudicando o andamento dos procedimentos, este último momento será o de agir corretivamente, atacando as causas que impediram que o procedimento fosse executado conforme planejado e adotar como padrão as ações que permitiram o alcance das metas estabelecidas. O PDCA é um ciclo, e portanto, deve“rodar” continuamente. Quando implementado corretamente, um verdadeiro processo de melhoria contínua se instala nos estabelecimentos.
No caso da Weg, esse processo foi muito bem implementado pelos gestores desde o momento de sua concepção. A empresa adotou medidas estratégicas voltadas ao treinamento de pessoal especializado, buscou o reconhecimento da sua marca no mercado com a seleção de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção e logística organizacional: estudo de caso – desafios da weg no mercado
  • DESAFIOS DA WEG NO MERCADO
  • DESAFIOS DA WEG NO MERCADO
  • Desafios da weg no mercado internacional
  • Desafios da weg no mercado chinês
  • Desafios da empresa weg no mercado
  • Produção e logistica mercado internacional
  • Produção e logística organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!