Desafios da inclusão escolar

Páginas: 8 (1835 palavras) Publicado: 10 de abril de 2013
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ORIENTAÇÃO, SUPERVISÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR.

Município:
Estado: RS
Pólo:
Professor(a):
Semestre/Ano: 2012/2


O DESAFIO DA INCLUSÃO ESCOLAR

¹ Artigo Apresentadoao Curso de Pós-Graduação em Orientação, Supervisão e Administração Escolar da UNIASELVI, Como Requisito Parcial Para a Conclusão de Curso.INTRODUÇÃO

Entende- se por inclusão social, a tentativa de inserção das pessoas excluídas de um modo geral, (seja por raça, gênero, condições sócio- econômicas, portadores de necessidades especiais), nas variadas situações que acontecem na sociedade.

A cada ano que passa, a rede regular de ensino recebe mais alunos portadoresde necessidades especiais e para incluí-los necessita de profissionais capacitados, ambientes adequados e acima de tudo, vontade para que isso realmente ocorra.

A escola, como parte fundamental no processo de desenvolvimento humano, também tem em seu papel, lutar para que haja uma verdadeira inclusão, onde todos possam ter direitos iguais, legitimando e favorecendo as aprendizagens. Mascomo fazer isso num ambiente tão diverso e que enfrenta tantas dificuldades? Esse é o desafio que educadores, pais, alunos e funcionários, enfrentam diariamente, ao depararem- se com essas situações, pois muitas vezes não há o apoio necessário para que seja realizado um trabalho de qualidade que envolva a todos.

A inclusão escolar enfrenta inúmeras dificuldades para que realmente possaacontecer, e esse trabalho foi feito visando o esclarecimento de alguns aspectos que fazem parte desse processo, com intuito de fazer- nos refletir sobre a nossa prática e a qualidade do ensino do nosso país, priorizando o desenvolvimento pleno de nossos alunos e o respeito a sua individualidade.




























No mundo em que vivemos, há inúmerasdificuldades que são enfrentadas por pessoas portadoras de necessidades especiais, pois apesar de existirem leis específicas, na maioria das vezes não são cumpridas, pois grande parte da sociedade mostra- se resistente às mudanças não querendo colaborar para isso e não respeitando às diferenças. Esquecem que cada um nasce com suas características, sem que tenha escolhido- as, e precisam aprender aviver e a conviver com elas, gostando ou não, as barreiras devem ser ultrapassadas e as qualidades individuais necessitam ser exaltadas, para que assim possamos realmente estabelecer relações de respeito aos direitos humanos fundamentais.
A família, como sendo o primeiro grupo social ao qual a pessoa faz parte, precisa entender e ajudar o indivíduo com N.E, a superar as suas limitações,mostrando- o que é capaz de desenvolver- se dentro das suas condições, e não fazer disso um martírio, e sim um impulso para elevá- lo ao ponto mais alto, o da superação das dificuldades, e como consequência, a sua autoestima elevada. Assim, ao chegar na escola, esse aluno estará melhor preparado para encarar as situações que encontrará, e sua família deverá lutar para que seus direitos sejamrespeitados e cumpridos, pois de acordo com o que o Decreto nº 6.571 de 17/09/ 2008, prevê
Art. 2º São objetivos do atendimento educacional especializado:
I-prover condições de acesso, participação e aprendizagem no
ensino regular aos alunos referidos no art. 1º;
II- garantir a transversalidade das ações daeducação especial no
ensino regular;
III- fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos
que eliminem as barreiras no processo de ensino aprendizagem; e
IV- assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais
níveis de ensino.


Mas o desafio ao qual referimo- nos é o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusão escolar: perspectivas e desafios
  • Os desafios da inclusão escolar
  • A INCLUSÃO ESCOLAR E OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM
  • Teatro na escola: um desafio para a inclusão escolar(?)
  • INCLUSÃO ESCOLAR DO SURDO: UM DESAFIO COLETIVO
  • O desafio da inclusão escolar frente à psicopedagogia institucional
  • Inclusão escolar de alunos autistas: desafios e potencialidades
  • Os desafios da inclusão escolar no cotidiano da escola regular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!