Desafios da Exploração do Petróleo na Camada Pré-Sal

Páginas: 8 (1978 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO - UNIJORGE













DESAFIOS DA EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO
NA CAMADA PRÉ-SAL











2013










DESAFIOS DA EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO
NA CAMADA PRÉ-SAL







Trabalho apresentado para a matéria Práticas Investigativas III como requisito para a primeira avaliação da mesma.

Orientador (a): Ana Carla2013
SUMÁRIO


























1 INTRODUÇÃO

Pré-Sal é o nome dado às reservas de hidrocarbonetos em rochas calcárias descobertas na Bacia de Santos, que se localizam abaixo de camadas de sal. É uma camada que se estende por cerca de 800 quilômetros da costa brasileira (do Espírito Santo até Santa Catarina) e tem cerca de 200 quilômetros de largura, a umaprofundidade de 7 mil metros abaixo do nível do mar.

Figura - Localização do Pré-Sal
Desde quando foram descobertas, essas reservas já trouxeram promessas de colocar o Brasil entre os grandes produtores. Com reservas estimadas de até 100 bilhões de barris, a Petrobras, que vai investir quase US$70 bilhões até 2016 na cadeia do pré-sal, deve multiplicar por dez sua capacidade de produção emáguas ultraprofundas, alcançando a marca de dois milhões de barris diários em 2020 (ISTO É, Nº Edição: 2247). Porém, para atingir essa meta, é preciso vencer enormes desafios que serão tratados neste trabalho.






2 OBJETIVO

1.1 OBJETIVO GERAL

Apresentar os principais desafios de exploração e produção das descobertas do pré-sal a serem enfrentados nos próximos anos, visando oconhecimento de tais desafios para futuros debates sobre possíveis soluções.

























3 METODOLOGIA

1.2 A Formação

O petróleo e gás encontrados na camada pré-sal, foram formados por uma conjunção interessante de fatores geológicos e climáticos. Segundo o professor Dimas Dias Brito, da UNESP/Rio Claro, o reservatório é composto por rochas carbonáticas queforam formadas pela ação de cianobactérias há milhões de anos. Com o desmembramento do supercontinente Gondwana, que resultou na América do Sul e na África, lagos foram formados ali no período entre 113 milhões e 145 milhões de anos.
Logo depois começou a invasão da água do mar. As bactérias começaram, então, a interagir e a crescer no ecossistema carbonático raso recém-formado, onde imperavamtemperaturas e salinidades elevadas. Dessa ação microbiana foram gerados pacotes calcários, que mais tarde vieram a armazenar o petróleo gerado pela transformação da matéria orgânica de plânctons, acumulados nos antigos lagos. Assim, ao longo de milhões de anos, o soterramento progressivo das rochas lacustres aqueceu e pressionou essa matéria que se transformou em hidrocarbonetos (gás e petróleo),depois expulsos em direção às rochas carbonáticas onde ficaram confinados (Revista FAPESP, 2008). Essas formações carbonáticas com cianobactérias são únicas no mundo, pois outras formações calcárias existentes associadas a petróleo possuem origens diferentes. Isso coloca, então, um grande desafio aos pesquisadores da área no Brasil. Geólogos afirmam que essas condições de reservatório, conservam aqualidade do petróleo.
Vários campos e poços de petróleo já foram descobertos no pré-sal, entre eles o de Tupi, o principal. Há também os nomeados: Guará, Bem-Te-Vi, Carioca, Júpiter e Iara, entre outros. (Folha, 2009) Tupi é o principal campo de petróleo descoberto, tem uma reserva estimada pela Petrobras entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo, sendo considerado uma das maiores descobertas domundo dos últimos sete anos.

Figura - Bacia de Santos: Blocos de pré-sal

1.3 Primeiros Desafios

Já faz algum tempo que o pré-sal não é mais um “assunto do futuro”, ele é uma realidade, uma pauta que já começa a transformar o Brasil em diversos aspectos. Porém, será apresentada uma visão dos desafios no inicio das descobertas e posteriormente uma visão desses desafios na atualidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • petroleo e a camada do pre sal
  • Desafios para exploração do Pré-sal
  • Desafios para exploração do Pré-sal
  • Jazidas de petróleo na camada pré-sal
  • CAMADA PRÉ-SAL CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS.
  • Camada pré-sal: características e desafios
  • Camada pré-sal do brasil
  • Camada pré-sal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!