DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO E DO EMPREENDEDORISMO

3306 palavras 14 páginas
SUMÁRIO
1 DESENVOLVIMENTO 6
2 CONCLUSÃO 14 REFERÊNCIAS 16

1 DESENVOLVIMENTO
Qualquer organização requer estratégias para desenvolvimento de suas atividades; principalmente as empresas que estão inseridas e envoltas num ambiente cada vez mais competitivo e globalizado capaz de extrair do mercado as organizações que não possuem um projeto para manutenção ou evolução de seus negócios.
De acordo com o Project Management Institute (2000, p. 4), podemos definir que um projeto é: “Um empreendimento temporário, planejado, executado e controlado, com o objetivo de criar um produto ou serviço único”.
Um projeto possui início e fim. Partindo deste fato, podemos observar que ele passa por um ciclo de vida em que há o desenvolvimento, a estruturação, a implantação, o acompanhamento e a conclusão; além disso, o ciclo de vida do projeto define quais técnicas de trabalho e quais pessoas serão utilizadas em cada fase do projeto.
E quais são essas fases ou processos? Iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento.
No início são definidos os objetivos do projeto e das metas a alcançar. São produzidas as informações necessárias para o projeto, as quais servirão de apoio para o planejamento. Nesta fase são realizadas atividades fundamentais para o sucesso do projeto, tais como: a verificação da disponibilidade dos recursos disponíveis - principalmente pessoal e material; a avaliação da viabilidade do objetivo a ser alcançado, a qual pode ser deduzida a partir de um pré-projeto; a estimativa dos recursos necessários - prevendo um tempo consideravelmente bom para o projeto transcorrer e a elaboração da proposta de projeto.
No planejamento são detalhadas as tarefas, este detalhamento das atividades pode ser visto na Estrutura Analítica de Projetos (EAP) que é um documento facilitador da visualização do projeto em

Relacionados