Desafios à gestão pública para com qualidade e excelência

Páginas: 12 (2884 palavras) Publicado: 28 de fevereiro de 2013
Desafios à gestão pública para com qualidade e excelência
           
Frente a um cenário que cobra a modernização da gestão pública e, visando ampliar seus níveis de qualidade e excelência, existem diversos desafios a serem respondidos para inovar sua cultura organizacional. Para facilitar a organização das variáveis elas serão divididas em cinco grupos temáticos que servirão dereferência teórica para o modelo de gestão para resultados a ser apresentado posteriormente.
1.Estratégia de ação
a) Reduzir os problemas e/ou riscos comuns do planejamento estratégico para que a efetiva implantação não seja substituída por documentos formais que acabam por se inserir na rotina administrativa assim como outras incumbências burocráticas.
b) Transformar os planos estratégicos emestruturas flexíveis, mas direcionadas por objetivos governamentais, qualifica o processo de adaptação e implementação em cenários de contínua mudança econômica e política.
c) Construir estratégias baseadas em duas premissas: (1) identificação de objetivos centrais baseados em competências atuais e potenciais (2) mudança da análise para que as organizações públicas continuem a competir consigo mesmaspermitem melhor explorar suas core competencies Thompson (1997)
d) Definir uma visão comum dos objetivos governamentais e construída coletivamente com a alta direção política e gerencial como meio de motivar coletivamente sua implementação através de compromissos pactuados internamente à administração.
e) Desenvolver a direção estratégica amparada em “una reflexión estratégica que conecte el ámbitoorganizativo y las técnicas que éste utiliza, con la misión y los objetivos de la administración” Ramió Matas (2001:113).
2. Estrutura organizacional
a) Desenvolver esforços para abordar problemas de forma interdepartamental com grupos de trabalho que possam analisar a realidade de forma sistêmica e integrada, considerando que a complexidade do diagnóstico é maior do que a estruturadepartamentalizada das organizações.
b) Integrar a organização à base de tendências opostas nos binômios: descentralização e alinhamento e diferenciação e integração. A complexidade organizacional demanda diferenciação temática e territorial dos governos e o risco de desintegração se responde com sistemas de integração que asseguram coerência da ação governamental. A descentralização é uma característica dagestão para resultados reforçada pela delegação de responsabilidade em todos os níveis hierárquicos. A ampliação do empowerment e o risco de desintegração se ataca com o alinhamento das instituições e seus quadros diretivos ao plano de governo Clad (2007).
c) Combinar, como decorrência do anterior, a necessidade da manter um modelo organizacional baseado na importância do conhecimentoespecializado com a criação de mecanismos de gerenciamento horizontalizado e interprocessual.
d) Garantir gradualmente que todas as unidades organizativas se envolvam na implementação do modelo de gestão para evitar que este chegue ao menor nível hierárquico deslegitimado e seja visto como uma mais uma prática burocráticaAlbavera (2003).
3. Estilo gerencial
a) Criar efetividade organizacional queresponda adequadamente ao binômio problema-oportunidade de melhoria com o menor tempo de resposta e implementação eficaz deve ser descentralizada para pessoas com poder de decisão e conhecimento da realidade.
b) Desenvolver uma cultura organizacional voltada para a busca das melhores práticas como forma de evitar o isolamento burocrático e qualificar o aprendizado organizacional.
c) Modificar a visãosobre o tema do controle visto como um tabu face à sua associação com o modelo weberiano de “comando e controle” para destacar sua relevância na qualidade e retroalimentação da gestão organizacional, desde que sejam voltados para as atividades finalísticos e não de procedimentos.
d) Instituir uma cultura de responsabilidade através de processos pedagógicos de convencimento aplicado à realidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EXCELÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
  • Excelencia na gestao publica
  • Excelência na Gestão Pública
  • EXCELENCIA EM GESTAO PUBLICA
  • eficiencia/excelencia na gestao publica
  • Desafio Profissional
  • EFICIENCIA /EXCELENCIA NA GESTÃO PÚBLICA.
  • Eficiência/Excelência na gestão pública

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!