desafio

Páginas: 7 (1559 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2014
Introdução
O presente trabalho relata sobre os principais pontos abordados nos seguintes documentos: Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN 9.394/96), Parâmetros curriculares nacionais (PNC), Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de historia e cultura afro-brasileira e africana. Referencial curricular nacional para educaçãoinfantil, volume 1, em relação ao respeito a diversidade e ao multiculturalismo.
Relata uma breve impressão em relação a diversidade e ao multiculturalismo em uma certa apresentação escolar que foi feita pela escola pingo de gente na comemoração ao dia das mães.
O próximo passo descreve cinco desenhos que podem ser trabalhados pedagogicamente, orientando as crianças ao respeito pelomulticulturalismo.
Segue também as considerações finais e as referencias bibliográfica de todo o desafio.




















Documento: Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional. (LDBEN 9.394/96) Principais aspectos. Que o ensino seja ministrado com base nos seguintesprincípios: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber, respeito à liberdade e apreço à tolerância entre outros. Artigo 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira eindígena. Artigo 27. Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, a seguinte diretriz: I - A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.
Parâmetros curriculares nacionais. (PCN) Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos,civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito. Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sócio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, proporcionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferencias culturais, de classes sociais,crenças, de sexo de etnias e outras características individuais e sociais. Ao valorizar as diversas culturas que estão presentes no Brasil, propicia ao aluno a compreensão de seu próprio valor, promovendo sua auto-estima como ser humano pleno de dignidade, cooperando na formaçãode autodefesas a expectativas indevidas que lhe poderiam ser prejudiciais. Reconhecer as qualidades da própria cultura,valorando-as criticamente, enriquecendo a vivência de cidadania.





Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de historia e cultura afro-brasileira e africana.

Artigo 1 § 1° As Instituições de Ensino Superior incluirão nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram, a Educação das RelaçõesÉtnico-Raciais, bem como o
tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes, nos termos explicitados no Parecer CNE/CP 3/2004. Têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática.
Artigo 5º Os sistemas de ensino tomarãoprovidências no sentido de garantir o direito de alunos afrodescendentes de freqüentarem estabelecimentos de ensino de qualidade, que contenham instalações e equipamentos sólidos e atualizados, em cursos ministrados por professores competentes no domínio de conteúdos de ensino e comprometidos com a educação de negros e não negros, sendo
capazes de corrigir posturas, atitudes, palavras que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desafio
  • Desafio
  • desafio
  • DESAFIO
  • Desafio
  • desafio
  • desafio
  • desafio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!