Desafio a humilhação social e seus diversos fenômenos

Páginas: 15 (3557 palavras) Publicado: 13 de junho de 2012
Apresentação

O presente trabalho tem por objetivo de proporcionar ao leitor conhecimentos ligados à questão da humilhação social e outros fenômenos relacionados diretamente ao tema. No decorrer do estudo o leitor poderá verificar que a desigualdade social é, em regra, a responsável pelas humilhações às quais os indivíduos, sobretudo os integrantes das camadas mais pobres da sociedade sãoconstantemente expostos. Assim, problemas políticos e psicológicos como a desigualdade e invisibilidade social serão recorrentes durante o desenvolvimento deste trabalho.
Traçando um paralelo sobre os métodos de investigação do marxismo e psicanálise, veremos como ambos devem ser utilizados, na tentativa de se chagar a respostas plausíveis para a questão da humilhação social, não devendo ser taismétodos serem tomados individualmente, com a consequente exclusão do outro, sob pena de prejuízos para a atividade investigativa.
Vimos que a Psicologia Social, como ciência social, não deve estudar o homem em separado, antes sob o contexto da coletividade.
O trabalho lida diretamente com as experiências vivenciadas pelos próprios autores, bem como, da adoção, por parte destes, de trabalhosexperiências de outros personagens, a fim de reforçar suas ideias sobre questões tão complexas.
O trabalho é fechado com o resultado de uma entrevista realizada junto a um agente penitenciário, vez que este profissional, não raras vezes tem o reconhecimento reduzido em virtude da natureza das atividades desempenhadas pelo mesmo, sofrendo discriminação dos que estão dentro e fora dos muros dos presídios ecentros de detenção brasileiros.
Esperamos que as informações aqui disponibilizadas e discutidas sejam fonte de conhecimentos e auxílio no desempenho dos futuros profissionais do Serviço Social.


Humilhação Social – um problema político em Psicologia

A obra de José Moura Gonçalves Filho, de cunho visivelmente social, resulta de pesquisa realizada com a participação de alguns personagensligados aos trabalhos desenvolvidos em Centros de Juventude (CJ), utilizando-se ainda das propostas ofertadas por Karl Marx e Sigmund Freud para abordar sobre o problema político e social em estudo, qual seja, o da humilhação social.
Segundo o mestre, na discussão sobre o tema não poderia ser deixado de lado as colaborações trazidas pelo Marxismo e pela Psicanálise, apesar de deixar claro que ambosos métodos de investigação não se fundem ou confundem, apenas se complementam, se bem utilizados na ação investigativa.
Enquanto o Regime Marxista vê a questão da humilhação social sobre a óptica do pensamento socialista, buscando a solução para os dilemas no sentido societário, ou seja, do ser humano em conjunto, tendo inclusive, os pensamentos do político, economista e filósofo Karl Marxinfluenciado diversos movimentos operários no passado e fazendo-se presente em diversos ramos de conhecimentos da atualidade; os adeptos da Psicanálise, discípulos de Freud, entendem que o problema em discussão começa inicialmente e internamente no próprio indivíduo, por intermédio de pressões inconscientes, para depois se exteriorizar e influenciar a própria coletividade à qual pertence.
Segundo estetrabalho, a Psicologia Social, caracteriza-se não pela consideração do indivíduo isolado, mas sim, deste, em convivência com outros indivíduos, com outras pessoas, ou seja, em sociedade. Desse modo, a disciplina ao lidar com determinados problemas, não deve considerá-lo sobre um único ponto de vista . Assim, a investigação deve ser realizada por ambos os lados, do homem como indivíduo e dasociedade.
Ao abordar o tema em tela, o professor toma emprestado obras e pesquisas de outras pessoas, além de recordar suas próprias experiências ligadas ao problema investigado. Reconhece ainda que a humilhação social está diretamente vinculada à questão da desigualdade de classes, se tratando de um fenômeno psicológico (Freud) e político (Marxismo), sendo os impactos sentidos mais notadamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HUMILHAÇÃO SOCIAL
  • humilhação social
  • Humilhação social
  • Humilhação social
  • humilhação social
  • HUMILHAÇAO SOCIAL
  • Humilhação social
  • humilhação social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!