Desafio transporte distribuição e seguros

Páginas: 9 (2225 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Curso ST Logística
Pólo Guaicuru





Sylvio de Oliveira RA 283145
Raphael Souza dos Santos RA 198969
Moacir Ratieri Baes Neto RA 200819
Julio César Vareiro Lopes RA 205626
Wesley Buquê Cardoso RA 266698








Transporte Distribuição e Seguros
DESAFIO DE APREDIZAGEM
4° SemestreCampo Grande - MS
11 /2011












Sylvio de Oliveira RA 283145
Raphael Souza dos Santos RA 198969
Moacir Ratieri Baes Neto RA 200819
Julio César Vareiro Lopes RA 205626
Wesley Buquê Cardoso RA 266698










Planejamento Programação e Controle da Produção

DESAFIO DE APREDIZAGEM

4° Semestre
















Relatório apresentado comoatividade avaliativa da disciplina de Tramsporte Distribuição e Seguros do Curso de Logistica do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial Aline Tostes Palma.






Campo Grande - MS
11 /2011


ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO DE TRANSPORTE DISTRIBUIÇÃO E SEGUROS.
ETAPA 4
Introdução:
Conceito de logística reversa segundoPor: Eugênio Cavallazzi e Luciana Valente.
Neste documento adotaremos a definição de logística Reversa de Leite (2003:16), assim definida: “Em nosso entendimento a logística reversa como a área da logística comercial ou empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao cicloprodutivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros”.
Desta forma, a logística reversa tem como objetivo, segundo Leite (2003), tornar possível o retorno dos bens ou de seus materiais constituintes ao ciclo produtivo ou de negócios, agregando valor econômico, ecológico, legal ede localização. Ainda segundo Novaes (2004) a logística reversa tem dois objetivos distintos: (1) recapturar valor; e (2) oferecer disposição final.
As atividades pertinentes a logística reversa visam 3 finalidades: reciclagem, reprocessamento ou descarte. Entende-se como reciclagem a transformação de componentes/materiais usados para serem reincorporados na fabricação de novos produtos. Este é oexemplo do aço: a sucata de produtos descartados é misturada ao mínimo de ferro em indústrias siderúrgicas.
Sob a ótica da reciclagem e preservação do meio ambiente, alguns autores citam a logística reversa como logística verde. A indústria de latas de alumínio é notável no seu grande aproveitamento de matéria prima reciclada, tendo desenvolvido meios inovadores na coleta de latas descartadas.Nos casos em que a reciclagem é anti-econômica ou há excesso de oferta no mercado, é necessário garantir o descarte de forma segura para a população e meio ambiente.
Existem ainda outros setores da indústria onde o processo de gerenciamento da logística reversa é mais recente, como na indústria de eletrônicos, automobilística e de produtos radioativos. Estes setores também têm que lidar com ofluxo de retorno de embalagens, de devoluções de clientes ou do reaproveitamento de materiais para produção.
Tendo como foco o reprocessamento para ampliação do ciclo de vida do produto/embalagem, podemos citar como exemplo os fabricantes de bebidas. Estes têm que gerenciar todo o retorno das garrafas dos pontos de venda até seus centros de distribuição.
Uma situação diferenciada trata de empresasterceiras que têm como objetivo de negócio a reciclagem de materiais para um novo processo produtivo, independente do fabricante original. Podemos citar exemplos de produtos inseridos neste cenário como sendo pneus, cartuchos de tinta de impressoras, garrafas pet, etc., que não voltam para sua indústria de origem, mas sim são fontes de matéria prima para indústrias completamente diferentes. No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desafio de aprendizagem transportes, distribuição e seguros
  • Transporte , distribuição e seguro
  • transporte e distribuição de seguros
  • Transportes distribuição e seguros
  • Trabalho transportes, distribuição e seguros
  • Transporte, distribuição e seguro
  • Atps Distribuição transporte e seguros
  • Transportes, distribuição e seguro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!