DESAFIO THAWANA

2071 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINAS NORTEADORAS:
História da Educação e da Pedagogia/Didática da Alfabetização e Letramento

Desafio Profissional feito sob orientação da Professora/Tutora Presencial Neide Ap. da Cruz

Ribeirão Preto/SP/ 2015

Introdução

As pesquisas educacionais da atualidade têm tentado vislumbrar os conhecimentos ou saberes dos Professores com o objetivo de contribuir com a formação de novos profissionais. Até a década de 80, apesar da denominação processo ensino-aprendizagem, as pesquisas focavam muito mais o modo como os alunos aprendiam do que como o professor ensinava. Segundo TARDIF, LESSARD & LAHAYE (1991) os saberes dos professores, quase sempre, foram considerados como saberes de segunda ordem, ou seja, não foram aproveitados pela academia na formação de novos profissionais. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a história de vida de três professoras, recém-aposentadas ou perto de aposentar e verificar quais pontos de tal trajetória pode apresentar significações importantes para a formação profissional em Magistério/Pedagogia.

Desenvolvimento

A Profissionalização dos professores de Educação Infantil no Brasil.
O professor é um profissional que domina a arte de despertar nas pessoas a capacidade de engajar-se e mudar. Neste aspecto, entende-se que a formação do professor é indispensável para a prática educativa de sua profissionalização cotidiana no cenário escolar.
Desse modo, compreender a formação docente incide na reflexão fundamental de que ser professor é ser um profissional da educação que trabalha com pessoas. Essa percepção induz este profissional de educação a um processo permanente de formação, na busca constante do conhecimento por meio dos processos que dão suporte à sua prática pedagógica e social.
A formação de profissionais da educação e formação de docentes, ressalta também que cabe aos sistemas de ensino promover

Relacionados

  • Portfolio
    2237 palavras | 9 páginas
  • Falando em publico
    17184 palavras | 69 páginas
  • NOVA LEI DE ESTÁGIO: EVOLUÇÃO PRÁTICA OU APENAS TEÓRICA?
    17499 palavras | 70 páginas