Desafio ProfissionalDisciplinas Norteadoras: Educação e Diversidade, Estrutura e organização da educação brasileira.

1320 palavras 6 páginas
Universidade Anhanguera

Pedagogia – Licenciatura – Semestre 1

Camila da Silva de Macedo
RA: 2809673216

Aline Nunes Bastos
RA: 2858146047

Disciplinas Norteadoras: Educação e Diversidade, Estrutura e organização da educação brasileira.

DESAFIO PROFISSIONAL

Indaiatuba
2015
INTRODUÇÃO: Este trabalho tem a intenção de refletir sobre a problemática da diversidade cultural nas escolas, sobre as leis étnico raciais, o multiculturalismo, o Referencial Curricular Nacional, e os desafios que se colocam aos professores pedagógicos.
Cada lei tem um objetivo de defender as crianças de várias culturas, raças, línguas, nacionalidades, e a identidade de cada criança, sendo assim capazes de crescer como cidadãos.
As comemorações de datas principais nas escolas como dia das mães e dos pais, como a abordagem pedagógica de uma escola de educação infantil pode-se trabalhar os principais aspectos relacionados ás diversidades e ao multiculturalismo.
E através de um desenho infantil, instruir crianças e adolescente as diferenças e o multiculturalismo, o quão diferente são os núcleos familiares.
O objetivo deste trabalho é fazer uma análise sobre as práticas pedagógicas dos docentes, que permita perceber o que pode e o que está a ser feito, para receber e integrar crianças e famílias de nacionalidades e culturas diferentes na sala de aula e mostrar a diversidade do processo educativo.

DESENVOLVIMENTO:
Passo 1: Fazer um levantamento dos principais pontos presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil que tratem da necessidade de observar a diversidade e o multiculturalismo nas escolas.

Documento:

Relacionados