Desafio Profissional

Páginas: 26 (6268 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2014
1874520-246380
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA– POLO DE PORANGATU
PEDAGOGIA
DISCIPLINAS NORTEADORAS :FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

DESAFIO PROFISSIONAL
PORANGATU-GO
SETEMBRO/2014
DIEGO GONÇALVES DE SOUZA RA: 9910148817JOSIANE ALVES PAIVA RA: 9677480459
CINTHIA FERREIRA MARQUES RA : 9530392444
DESAFIO PROFISSIONAL
Desafio Profissional apresentado a Universidade Anhanguera Uniderp como requisição para obtenção de nota parcial no II Semestre do curso de Pedagogia.
Professor Orientador: Elisiano AlvesCamelo
PORANGATU – GO
SETEMBRO/2014
Introdução
O trabalho a ser apresentado elabora uma síntese sobre a rotina de uma sala de aula, da fictícia Escola Municipal Izidora Francisca, no nível fundamental 1°, e propõe estabelecer um enfoque na relação entre professor e aluno, tendo em vista que serão apresentadas todos osdesafios enfrentados pelo educador,onde terá que fazer o uso de seus conhecimentos acadêmicos para atuar e estabelecer a transmissão de conhecimentos de forma coesa e criativa, reconhecendo todos os alunos de forma exclusiva, tratando-os de maneira igual ,na medida de suas desigualdades.
Fato comum, e relevante no quadro geral das escolas municipais do Brasil, especificamente, tratando-se da primeirafase do ensino fundamental, é a dificuldade de muitos educadores, em lhe dar com fatos negativamente excepcionais em sala de aula. Que em tese seriam os alunos “problemáticos”. São diversas situações, cada uma com suas particularidades, mas que apresentam conseqüências semelhantes, como o não desenvolvimento pedagógico, provoca limitações em sociedade, como a não interação social e a influencia nadefinição de uma personalidade anti-social. Além se torna um cidadão inapto de reconhecer seus próprios valores, o que precisaria de concepções criadas por ele mesmo, através da sua interpretação do meio em que vive.
Os problemas são de origens diferentes, estão divididos nas áreas pedagógicas, e disciplinares, dentro da ordem de comportamento social. Os casos a serem tratados no projeto sãosobre a atuação do educador, em relação a três alunos, que apresentam diferentes dificuldades, na atuação e desenvolvimento em sala. Casos de origem biológica, como o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. Além de situações geradas no ambiente familiar, que levaram reflexos negativos para a vida escolar. Diante dos fatos, a educadora apresentou um projeto, como forma de obter resoluçãono problema de aprendizagem, e por conseqüência instruir a ordem disciplinar. O projeto apresentado foi a TAA (Terapia Assistida por Animais) ou Zooterapia. Um trabalho que atua na intervenção pedagógica, a partir da utilização de animais domésticos.
A implantação do projeto trouxe amplos resultado positivos na classe de forma geral, a possibilitou novas mudanças, que permitiram odesenvolvimento em todos os níveis, dos alunos que tinham uma maior dificuldade.
A Classe
Escola Municipal Izidora Francisca
1. Números de alunos 28
2. Meninas 13
3. Meninos 15
4. Serie 2ª serie
5. Faixas etárias dos alunos 7 a 8 anos
A turma da 2ª série é composta por vinte oito alunos. Mostrando-se uma turma participativa em todas as atividades, amaioria dos alunos são assíduos e apresentam em sua maioria um interesse por novos aprendizados, despertados pela curiosidade. Curiosidade que tem levados de forma geral às novas descobertas. A professora Maria Ferreira desenvolve importantes atividades de forma prática e teórica sempre procurando fazer que o ensino seja transferido de forma livre, proporcionando um melhor desempenho na obtenção da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • desafio profissional
  • Desafio profissional
  • desafio profissional
  • Desafio Profissional
  • desafio profissional
  • Desafio Profissional
  • Desafio Profissional
  • desafio profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!