Desafio organização social

Páginas: 5 (1008 palavras) Publicado: 16 de junho de 2011
DESAFIOS DE APRENDIZAGEN
ORGANIZAÇÃO SOCIAL NO BRASIL

GILBERTO FREYRE E SERGIO BUARQUE

PENSANDO A ORGANIZAÇÃO SOCIAL DO BRASIL

Professor Tutor Presencial: Rodrigo Sherrer
Professor Tutor a distancia: Fabio Cressoni

CELIANE CRISTINA A. RIBEIRO RA 2018828725
ROSEMEIRE VIANA BARBOSA RA 2070145446

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2010

BRASILCOLONIAL

Brasil Colonial sugere o Patriarcalismo, a miscigenação e a escravidão. Com a vinda de outros povos para o Brasil, tivemos a cultura e os costumes alterados.
Os índios, verdadeiros descobridores foram humilhados por não atenderem e entenderem os “colonizadores”, expostos a doenças, adjetivado como povo preguiçoso ainda teve suas mulheres assediadas e subjugadas. Foramescravizados assim como os negros, que foram trazidos da áfrica em condições subumanas, para trabalhar nas lavouras dos senhores: donos de engenhos e “donos” das terras, antes dos índios livres.
Os “senhores”, como eram chamados, deram origem ao Patriarcalismo, pois agregavam ao seio de sua familia, toda a parentela, junto com escravos e seus descentes. Desta maneira, não só era respeitado nasociedade por seu numero de empregados, como garantia que aqueles que nascessem de suas escravas (muitas vezes seus filhos bastardos, fruto de um total abuso, consentido na maioria sob ameaças ou falsas promessas) lhe servissem futuramente, por gratidão ou medo.

GILBERTO FREYRE-BIOGRAFIA

Nasceu em 15 de Março de 1900, em Pernambuco, filho de senhores do engenho de açúcar. Seu paiprofessor catedrático de Direito, livre-pensador, e a mãe católica e conservadora, aprendeu as línguas modernas e o latim na adolescência. Ao concluir os estudos no Brasil, foi para o Texas econcluiu a licenciatura, depois foi para Nova Iorque onde, em 1922, tirou  o Mestrado em ciências sociais na Universidade de Columbia. No mesmo ano viajou pela a Europa, visitando Paris, Berlim, Munique,Nuremberg, Londres e Oxford. Nesta cidade universitária inglesa falou sobre o «dom-juanismo» peninsular, no Oxford Spanish. Depois de Oxford visitou Lisboa e Coimbra. Depois da sua curta estadia em Portugal regressou ao Brasil, após 5 anos de ausência.
GILBERTO FREYRE
Gilberto Freyre semeou inimigo, com sua visão sobre conceitos sexuais do tempo do império. “Existiam haréns disfarçados,constituídos por jovens mulatas à disposição dos patrões e de seus filhos. A paixão dos brasileiros pelas mulheres não conhece freios”, grafou. Gilberto estava entre os escravos e os senhores, ele tinha uma visão única e privilegiada do momento. Em sua obra descreve com riqueza de detalhes os acontecimentos e fatos da época, ele tinha uma visão única e privilegiada do momento. Com suaformação e experiência, soube relatar de maneira simples e natural, a verdadeira historia do Brasil vivido em sua época.

DEMOCRACIA RACIAL

Democracia Racial é um termo usado para descrever as relações raciais no Brasil. Seria para acreditar que escapamos do racismo e da discriminação, de uma forma mais precisa, já que comparado aos Estados Unidos, não escolhemos pessoasbaseados na raça (o que não nos permite ignorar a nossa realidade, aonde classe social e raça, contam sim como fator de promoções, facilitações em todos os setores). Com isso podemos entender que a Democracia Racial é como um suporte, para denominar nossa maneira de pensar e agir, sem que haja maiores questionamentos ou para que a discriminação racial não se torne fator irrelevante

SÉRGIOBUARQUE DE HOLANDA- BIOGRAFIA

Sérgio Buarque de Holanda nasceu em São Paulo a 11 de julho de 1902,
Estudou no Ginásio S. Bento e na Escola Modelo Caetano de Campos Em 1921, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Participou do movimento Modernista de 22. Foi historiador, além de crítico literário e jornalista, é considerado um dos mais importantes intelectuais do Brasil.Formou-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organização social
  • Organização Social
  • Organização social
  • Organização Social
  • organizaçao social
  • Organização Social
  • organização social
  • Organização social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!