Desafio na formação de professores na EAD

Páginas: 28 (6844 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2014
DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EAD


Existem muitos mitos e verdades na formação EAD (Educação a Distância) de professores, uma modalidade que vem crescendo de uma maneira assustadora.
O Brasil forma, atualmente, mais professores para a educação infantil e para o fundamental I pela via do Ensino a Distância (EAD) do que pela educação presencial. Dos 118.376 estudantes que concluíramessas habilitações em 2009, 65.354 (55%) graduaram-se por EAD, contra 52.842 (45%) egressos da educação presencial, de acordo com números do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esse resultado é inédito e confirma uma tendência já evidenciada na série histórica iniciada em 2005. Daquele ano até 2009, a quantidade de concluintes pelo modelo presencialdecresceu, ano a ano, com queda de quase 50% no período (de 103.626 para 52.842). Ao mesmo tempo, a quantidade de formados por EAD cresceu, aproximadamente, 464% (de 11.576 para 65.354).
Mas nesse grande crescimento do EAD, ponderamos que tem ajudado a diminuir a falta de educandos em vários cantos do Brasil, mas paira uma dúvida. Sabemos o que vem acontecendo hoje na formação dos professores noBrasil como um todo, as diferenças culturais, sociais e econômicas bastante visíveis, não são levadas em conta e isso é fato histórico, causando uma perda muito grande na formação dos docentes, e isso repercute no discente. É uma questão da cultura de um povo, o seu ícone principal é o professor, no entanto não se tem dado o devido valor a esses profissionais, tanto na sua formação como noreconhecimento de sua importância e na sua valorização profissional, econômica, tem sido muito pouco atrativa, as pessoas são mais impulsionadas pelos desejos inerentes do ser humano do que pelo profissionalismo. Por isso não investem tanto em sua formação, procurando cursos mais baratos como o EAD oferece, bem como a comodidade de se estudar em casa. No entanto, não podemos julgar a qualidade desses cursos eos profissionais formados visto que não há nenhuma forma hoje de se medir essa qualidade. Para Clélia Brandão, presidente da Comissão Bicameral do CNE, quando questionada sobre o acompanhamento tanto do professor em sala de aula quanto em seu período de graduação ou especialização, a conselheira diz não haver ferramentas para medir de forma garantida a aprendizagem dos profissionais formados pelavia do EAD. "A qualidade precisa ser acompanhada por pais, gestores públicos, pela sociedade", reforça. Ela lembra, porém, o fato de o Brasil ser federativo, com as secretarias de Educação tendo autonomia para avaliar o desempenho dos professores. "Não há como fazer uma determinação nacional daquilo que é específico de cada estado e município. Uma avaliação nacional nesse tema não sanariadeficiências", enfatiza.
Os cursos presenciais de formação não são atualizados como deveriam, não acompanham o cenário atual frenético passando de uma sociedade industrial para uma sociedade de informação, e cada dia que passa mais se acelera os processos, isso acontece nos cursos presenciais. Os professores talvez procuram a formação continuada, muitas vezes não disponíveis ou inadequadas.
Ainstabilidade empregatícia, as transferências durante o ano letivo, a falta de material didático, a infraestrutura oferecida em salas de aula e outras questões problemáticas tem dificultado a colocação em prática de qualquer plano pedagógico.
Resumindo, nos cursos de formação de professores, e em seu exercício de trabalho, interferindo em sua qualidade, oito pontos podem ser apontados:
a) ausência deuma perspectiva de contexto social e cultural e do sentido social dos conhecimentos;
b) a ausência nos cursos de licenciatura, e entre seus docentes formadores, de um perfil profissional claro de professor enquanto profissional ( em muitos casos será preciso criar, nos que atuam nesses cursos de formação, a consciência de que se está formando um professor;
c) a falta de integração das áreas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ead na formação continuada de professores
  • Professor alfabetizador: formação e desafio
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
  • Formação de professores desafios entre a teoria e a prática
  • Formação de professores: desafios entre a teoria e a prática.
  • Experiências e desafios na formação de professores indígenas no Brasil
  • A formação profissional do professor e o desafio de ser um educador construtivista
  • A formação de professores de biologia: desafios entre a pratica e teoria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!