Desafio gestão de pessoas

Páginas: 14 (3419 palavras) Publicado: 30 de abril de 2011
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

POLO: JACAREÍ

“DESAFIO DE APRENDIZAGEM”

DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS

COMPONENTES DO GRUPO:

ADRIANO FREITAS DE ARAÚJO
RA: 4107195552

CRISTIANE ROBERTA DE PAULA MOURA
RA: 2018789565

ELIZANDRÉIA LOPES STEFENS
RA: 2018839058

HELEN FERNANDA PINTO
RA:2001794635

SILMARA DE FÁTIMA DAS NEVES
RA: 4115217721

Etapa 1: Gestão de Pessoas

Relatório Sobre o Texto: “Por que Trabalhamos”

O tema aborda um fato muito importante nos dias de hoje. Vivemos em um mundo globalizado onde as mudanças são constantes.

No texto em questão pudemos observar que os trabalhadores não foram devidamente motivados como uma equipe. E sabemos que o “papel dogestor” é fazer com que todos os trabalhadores sigam um único objetivo. A verdadeira eficiência vem do líder que reconhece que não há nada mais efetivo do que um time de pessoas que o respeitam por que se sentem respeitadas por ele. O seu objetivo não é apenas dar ordem, mas motivar as pessoas a participar. Essa motivação ele só consegue quando faz contato real com as pessoas, fazendo-as sentirem-seimportantes. Ele sabe que, numa sociedade onde tantos sofrem de uma crença generalizada na própria impotência e inadequação, não há nada mais efetivo do que lembrar que o outro é um ser humano que merece ser tratado com valor e não apenas um seguidor de ordens. Os mais antiquados resistirão a este conceito, taxando-o de politicagem, perda de tempo, etc. Os mais eficientes o aplicam constantemente,pois sabem que, a partir do momento que o outro se sente importante com o tratamento que lhe é dado, ele se torna um aliado. E quanto maior o número de aliados, mais rápido se realiza qualquer projeto.

Em uma equipe de baixo desempenho, não basta somente o dinheiro, para tentar otimizar o poder da "satisfação"! Quando pessoas estão envolvidas com o objetivo e o propósito que as fazem estar aliproduzem o dobro. Além de motivadas, também acreditam que uma parte de seus conhecimentos foram aplicados para conclusão do serviço tarefa/produto.

Quando as pessoas são bem instruídas e se sentem motivadas, não entram em conflito com seu interior nem questionam o porquê de tudo, ou seja, conseguem ver coisas pelo lado positivo.

“O trabalho nos faz sentir úteis à sociedade”. Trabalhamospelo dinheiro que tem um sentido de sobrevivência, que faz com que acreditemos que os bens materiais (bens sim, pois todos, acumulamos dinheiro pensando em comprar algo), será nosso refúgio, nosso cantinho após anos de dedicação. Isso faz parte de nossa natureza. É a satisfação que lida com o ego e o sentimento de bem estar. Sentir-se útil, produtivo, contente com a oportunidade de demonstrar ainteligência acumulada, seja pela vida acadêmica, seja pela vida profissional.

Buscamos conquistar uma vida melhor naquilo que sabemos existir e desejamos possuir.

O trabalho, mais do que sobrevivência, tem por objetivo uma das mais expressivas de nossas manifestações. É algo semelhante à arte, onde podemos transformar e ser transformado. Desde os primeiros anos de vida, aprendemos que fazeralgo com um objetivo definido conquista espaço, respeito, consideração e auto-estima. Descobrimos a satisfação de desenvolver uma habilidade e externá-la num produto ao qual se percebe conectado.

 O trabalho, diferente da simples atividade, deve preencher um porque, uma finalidade e um valor. A razão pela qual executamos algo está vinculada a quem somos e como estamos no mundo. Reflete nossaauto-imagem, e nos agrega ou retira a possibilidade de realização pessoal, de acordo com a utilização das potencialidades e competências individuais. Hoje, mais do que em épocas anteriores, nos vemos diante do conflito entre submissão às regras do novo mercado de trabalho e nossas próprias necessidades.

Quando bem instruídos e motivados, não entramos em conflito com nosso “eu” interior nem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desafio Profissional Gestao de Pessoas
  • Desafio de Gestão de Pessoas
  • Novos Desafios da Gestão de Pessoas
  • Desafio Empresarial- Gestão de Pessoas
  • Desafios da gestao de pessoa
  • Novos Desafios da Gestão de Pessoas
  • O desafio de gestão de pessoas
  • Desafio Gestão de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!