Desafio FUNDAMNTOS 2015

2099 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Polo: Vila Mariana/SP
Curso: Serviço Social

Disciplinas: Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos de Social Serviço II e Psicologia e Serviço Social I

Introdução:
No Brasil, o ano de 1964 foi marcado por momentos mais tristes da história do país. Era o golpe militar que se instalava e um período crítico que se estabelecia nos anos subsequentes de governo ditatorial.
O período de governo militar foi a marca dos tempos de total supressão dos direitos constitucionais, de práticas de censura, perseguições políticas, de repressão, tortura e morte daqueles que se rebelavam contra o governo ou tentavam se organizar com o intuito de reivindicar melhores condições de vida da população brasileira.
A ditadura militar no país se estenderia de 1964 a 1985, marcaria uma geração de pessoas que apreenderiam e vivenciariam também processos de politização e mobilização social com a organização de movimentos sociais marcados pela característica da luta por direitos, pela reivindicação da redemocratização do país e pela participação da construção de políticas públicas atentas às demandas da população pobre, assim a atuação do assistente social jamais pode ser desvinculada do contexto histórico, pois dele busca elementos para evoluir, fortalecer-se e apresentar soluções cada vez mais efetivas para restaurar e manter o equilíbrio entre os integrantes da sociedade, com uma atuação cada vez mais crítica, transformadora e autônoma.

Passo: 01 As práticas psicológicas se consolidaram sob a influência de ideologias desenvolvimentistas, pautadas pela repressão política e pelo patrulhamento ideológico, que caracterizaram o Brasil ao longo de quase três décadas de ditadura explicita.
Nas práticas psicológicas formação profissional foi o predomínio de abordagens individualistas, descontextualizadas e apoiadas em modelos abstratos de seres humanos. Tais modelos eram tomados como medidas para realização e avaliação das ações o que engendrou

Relacionados