Desafio do professor frente as mudanças sociais

Páginas: 7 (1501 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
[pic]





MARIA HELENA BARBOSA FARIAS











trabalho interdisciplinar
EIXO TEMÁTICO: OS DESAFIOS DO PROFESSOR FRENTE AS MUDANÇAS SOCIAS























trabalho interdisciplinar
EIXO TEMÁTICO: OS DESAFIOS DO PROFESSOR FRENTE AS MUDANÇAS SOCIAS

























PORTO VELHO
2012Introdução



Neste trabalho abordaremos alguns questionamentos pertinentes ao cotidiano escolar e as mudanças que ocorreram ao longo dos anos e que colocam a escola e o professor no centro das discussões socias. Partindo desse princípio buscarei de acordo com pespectivas históricas da pratica pedagógica, o papel do professor como agente de desenvolvimento social, em meio as modificaçõesdo modelo de escolarização, e das mudanças que ocorreram em nossa sociedade, na estrutura familiar e nos valores. Dessa forma demonstrar como o professor pode traballhar para a formação do sujeito para atuar nesse modelo de sociedade e como o estado e comunidade em geral tem agido no sentido de valorizar o trabalho do professor, dando condições para a promoção das mudanças e melhorias necessáriaspara alcançar novos paradigmas na pratica pedagógica, no dia-a-dia dentro e fora das escolas, onde o papel do professor ganhou novas dimenssões, todas imprecindíveis para melhorar o sistema educacional.




































OS DESAFIOS DO PROFESSOR FRENTE AS MUDANÇAS SOCIAS

A pratica pedagógica e a formação social do aluno.
Por muitotempo a escola que conhecemos era norteada por uma concepção de ensino tradicional que tinha o livro didático como único suposte no processo de ensino aprenzagem, paltava-se no metodo de recepição mecanica de conteudos, texto expositivos, e exercícios onde o aluno precisava apenas localizar as respostas no texto e reproduzi-las. Porém com o passar dos anos a sociedade foi se modificando, sedesenvolvendo, sugiram as novas tecnologias e aos poucos todos passaram a ter acesso a elas. tambem houve grandes mudanças no aspecto socio-político e cultural. Mudou o formato das famílias e os valores defendidos pela escola. Apareceu a necessidade de formação voltada para essa nova realidade, a escola, o professor precisou repensar sua prática. Partindo desse ponto teve inicio o interesse pelos estudosdas Ciências da educação, o que trouxe a tona as teorias que relacionavam o processo de ensino-aprendizagem e construção social, começaram então as mudanças nas práticas do cotidiano escolar, novas formas de abordagem das disciplinas e um novo olhar sobre a formação do sujeito e o espaço e educacional, surgiram também as literaturas voltadas a dar suporte a essas mudanças.

Cardoso,(2003,p.27) aborda que:

“ A busca de uma nova pratica pedagógica, (...)iniciou-se(...)quando começaram a surgir no País e nas secretarias de educação propostas curricuares inovadoras de certa forma como uma resposta ao trabaho de aguns pesquisadores,(...) pretendia-se superar o impassedesencadeado pea pratica educativa anterior(...). Um ensino de caráter essenciapolista, conteudistae limitado à descontinuidade e fragmentariedade dos livros didáticos”.


No intento, essa nova pespctiva de ensino não se limita a questões metodológicas, deve abranger os novos papéis sociais de cada sujeito da mudança, e devem ser priorizados pelo professor no momento de organizar suas ações no cotidiano da sala de aula , conhecer melhor os alunos e sua condição inicial, respeitar o rítimode aprendizagem, estimular a livre expressão e participação em questões de interesse coletivo, são atitudes que esperada do professor. O exercícios dessas práticas, propicia o surgimento de debates em torno de diversos temas recorrente no ambiente da sala de aula, onde o professor assume a postura de mediador.

Para Silva, (2011,p. 1) o professor é:

“...aquele que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A trajetória do serviço social frente à política de assistência social: mudanças e desafios
  • O professor coordenador frente aos desafios
  • O PROFESSOR COMO AGENTE DE MUDANÇA SOCIAL
  • O SERVIÇO SOCIAL FRENTE AOS DESAFIOS DA SOROPOSITIVIDADE
  • Novo papel da escola e professor frente as mudanças na sociedade.
  • O DESAFIO DO PROFESSOR FRENTE A GRANDE DIVERSIDADE QUE É EDUCAR
  • A PRÁTICA DO PROFESSOR FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS TECNOLÓGICOS
  • Políticas sociais e sua avaliação: a questão social frente às mudanças políticas sociais.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!