desafio de construir um modelo de crescimento “puxado” pelo investimento com redução da desigualdade

Páginas: 3 (644 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
O desafio de construir um modelo de crescimento “puxado” pelo investimento com redução da desigualdade

Ao longo dos dois primeiros anos de mandato, caracterizados por um contexto internacionaladverso, o governo da presidente Dilma Rousseff obteve resultados econômicos positivos e negativos. No que diz respeito aos resultados positivos, destacaram-se: a redução do diferencial entre as taxas dejuros doméstica e internacional, a diminuição da dívida líquida do setor público, a obtenção de uma taxa de câmbio mais competitiva e a queda da taxa de desemprego. Em relação aos resultadosnegativos, a atividade econômica, continuou apresentando desempenho insatisfatório, condicionado, especialmente, pelo desempenho decepcionante da indústria do lado da oferta e dos investimentos (sobretudo deinfraestrutura) do lado da demanda.
Visto o cenário industrial insatisfatório (Apesar de ter proposto a garantia de estabilidade monetária com taxas de juros mais baixas e taxa de câmbio competitivapara o setor industrial anunciando medidas de contenção adicional de gastos públicos, estas mensurações não gerou estímulos suficientes para reativar o nível de atividade e o investimento produtivo)no que diz respeito a atratividade de investimentos somado com as baixas expectativas do mercado, o desafio de retomar e construir um modelo de crescimento “puxado” pelo investimento estará no campo daampliação das concessões e, principalmente, na defesa da indústria.
Contudo, para alcançar estes objetivos de retomada de crescimento, Dilma Rousseff terá que mudar suas estratégias na políticaeconômica futura. Se tratando de Política Fiscal, a presidente deverá promover uma contração para deslocar a varável consumo para a variável investimento e reduzir os juros para fomentar a queda da dívidapública e, consequentemente, a recuperação do investimento. Além dessas medidas, a fim de encarecer a competição dos importados e impulsionar o desenvolvimento da indústria doméstica, haverá de ter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES
  • OS DESAFIOS DE DIMINUIR A DESIGUALDADE ENTRE PAÍSES E AS POLÍTICAS DE REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE GASES ESTUFA
  • Modelo de crescimento
  • Iniciativas para a redução das desigualdades sociais
  • Crescimento, desenvolvimento e desigualdade de renda.
  • Cidades Brasileiras, crescimento e desigualdades
  • DESAFIO NA REDUÇÃO DE CUSTO
  • Modelo Desafio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!